Criar hábitos saudáveis é um desafio da era moderna. Geralmente as dietas são monótonas e sem graça e difíceis de aderir por longo prazo ou pelo resto da vida como seria uma boa reeducação alimentar.
Escutei uma vez na TV, não lembro em que programa, que dizia: “Gosto de comer bem porque posso comer mais”.
Você pode estar comendo a quantidade ideal de comida, mas a qualidade dessa comida não é boa fazendo com que você fique acima do seu peso ideal. 100g de uma fruta é bem mais calórico e tem menor teor de gorduras que 100g de um salgadinho, por exemplo.
Escolher bem o que você come pode fazer muita diferença na balança e na sua qualidade de via. A dieta deve ser divertida e flexível para que possamos aderir ela por muito mais tempo.
Por isso sempre comece sua mudança alimentar pela qualidade dos alimentos ingeridos e depois pela quantidade.
Mas como podemos fazer essas mudanças? Sem afetar nossa vida social e que essas mudanças sejam práticas?
Primeiramente é a organização. Se você comprar somente alimentos saudáveis não terá em casa alimentos “proibidos”. Outra coisa importante é olhar os rótulos dos alimentos para ter certeza do que está comprando.
Um pão integral, por exemplo, pode variar de quantidade de gorduras e calorias de uma fatia em até 100%. Sempre prefira os alimentos com menor teor de gordura e a menor quantidade calórica.
Outra dica é procurar novas receitas, com a facilidade da internet você consegue receitas saudáveis, baratas e fáceis de preparar em pouco tempo.
Por exemplo, alimento integral tem um maior poder de saciedade além de fazer com que seu corpo trabalhe melhor.
Fazendo trocas simples você ajuda sua saúde e ainda por cima mantém o peso:
- Troque as massas brancas por massas integrais (pães, macarrão, lasanhas...);
- Prefira arroz integral;
- Utilize leites e derivados sem gorduras, como queijos brancos, leite desnatado e iogurtes sem adição de açúcar e desnatados ou light;
- Consuma pelo menos 3 tipos diferentes de frutas todos os dias;
- Faça o modelo de prato ideal 2x ao dia;
- Prefira carnes magras em vez de carnes com alto teor de gordura como a carne de porco;
- Evite frituras, dê preferência a assados e cozidos;
- Alimentos com preparações com alto teor de gordura devem ser evitados ao máximo, como croissant e bolo nega maluca;
- Use e abuse de sucos, você pode utilizar as polpas congeladas que são mais práticas duram mais além de ter uma maior variedade de frutas que provavelmente você teria em casa;
- Evite bebidas gasosas, ela aumenta o volume do estômago fazendo com que você precise comer mais para se sentir saciado;
- Utilize o iogurte desnatado de copinho em vez do creme de leite, só cuidado, ele “desanda” com mais facilidade e não bata ele no liquidificador, pois ele fica líquido;
Não tenha vergonha de perguntar do que é feito ou como é feito, é seu direito como consumidor e seu dever com a sua saúde. E claro use e abuse da sua criatividade.
Procure uma Nutricionista para você realizar uma dieta personalizada e melhorar sua qualidade de vida.
Boa semana a todos!!!