O efeito sanfona, também conhecido como efeito "io-io", é a repetida perda e ganho de peso como resultado das dietas para emagrecer. O efeito sanfona pode variar de pequena perda e recuperação de peso (2 a 4,5 kg por ciclo) até grande quantidades de 22 kg ou mais por ciclo.
Estudos relacionam o efeito sanfona a alguns riscos para a saúde. Para evitar esses riscos potenciais, a maioria dos especialistas recomenda que os adultos obesos adotem hábitos de alimentação saudável e atividade física regular para manter um peso saudável por toda a vida.
Estudos mostram que manter o peso em excesso é melhor do que passar pelo efeito sanfona. Há estudos pontuais que relacionam os riscos de câncer renal ao efeito sanfona em mulheres na pós-menopausa.
Foi revelado que a adiposidade abdominal é um dos fatores de risco para a incidência do câncer nos rins. Tanto os obesos como também os que perderam peso e o recuperaram depois tiveram aumento da incidência de câncer renal, no entanto os que sofreram do efeito sanfona tiveram maior risco.
Os adultos não-obesos também devem tentar manter o peso, e para isso devemos ter regularidade no nosso dia-a-dia através de uma alimentação saudável e atividade física regular.
Uma pessoa que perde e ganha peso repetidas vezes não deve ter maior dificuldade ao tentar alcançar e manter um peso saudável do que aqueles que estão tentando emagrecer pela primeira vez.
A maioria dos estudos mostra que o efeito sanfona a afeta a taxa metabólica. Baseando-se nisso, mostra que a repetição desse efeito afeta o sucesso dos esforços futuros para emagrecimento.
Alguns estudos sugerem que o efeito sanfona pode aumentar o risco para certos problemas de saúde incluindo pressão alta, colesterol elevado e enfermidade na vesícula biliar.
Para adultos que não estão obesos e nem têm problemas relacionados ao excesso de peso, especialistas recomendam manter um peso saudável para evitar riscos potenciais associados ao efeito sanfona.
Adultos obesos, porém, devem continuar a tentar alcançar ao menos uma modesta perda de peso para melhorar a saúde geral e reduzir o risco de desenvolver enfermidades relacionadas à obesidade ou ao efeito sanfona.
Perder e recuperar o peso pode ter efeitos psicológicos negativos se você se entregar ao suposto fracasso. O efeito sanfona não deve ser o motivo para você "sentir-se como um fracasso".
Pelo contrário, é razão para você colocar em foco novamente as mudanças á longo prazo na sua dieta e nível de atividade física para ajudá-lo e manter-se livre dos quilos perdidos.
Especialistas concordam que mesmo uma perda de peso modesta de 10% do peso corporal durante o período de seis meses ou mais pode melhorar a saúde de um adulto que está acima do peso ou obeso.
Enquanto isso, se você está obeso ou acima do peso e sofre de problemas de saúde relacionados a isso, tente melhorar sua saúde ao conseguir um emagrecimento modesto.
Trabalhos que envolvem indivíduos que perderam peso e mantiveram essa perda ao longo dos anos mostram que o benefício da perda de peso resulta em menor mortalidade ao longo dos anos.
Se você precisa emagrecer, deve estar pronto para comprometer-se com mudanças para o resto da vida nos seus hábitos de alimentação e atividade física. Força de vontade e determinação são fundamentais para quem quer ter um resultado duradouro na perda de peso.