Você gosta de fazer exercícios? Quer melhorar a resposta da sua atividade física?
Mas não sabe o que comer antes e depois, nem se precisa comer algo durante a atividade. Hoje vou tentar tirar algumas dúvidas sobre esse assunto.
Primeiramente NUNCA vá fazer exercícios de estômago vazio. Coma de 1h á 30 min. antes da atividade. O tempo de consumo do alimento antes da atividade depende se o alimento é ou não de fácil digestão.
Antes da atividade você precisa consumir substrato para gastar durante a atividade, ou seja, carboidrato*.
Durante o exercício somente líquidos como água e sucos convencionais. Esses líquidos devem ser ingeridos sempre, mesmo nos dias frios, e aumentar a quantidade de liquidos conforme o calor do dia e a intensidade do exercícios.
O Isotônico só deve ser consumido apenas se a atividade for intensa e de longa duração. Se houver muita perda de líquidos com a atividade ou pelo calor intenso do dia e se a atividade for aeróbica com duração maior ou igual às 3h, os isotônicos são recomendados.
Em relação à ingestão de alimentos durante a atividade fica praticamente restrita aos atletas. Pois a atividade deles é de longa duração e com intensidade e frenquência alta. Não devemos ficar mais que 3h sem comer mesmo se tivermos fazendo exercício.
Depois da atividade física deve ser consumida uma fonte de proteína* sem gordura. Pode comer carboidrato na mesma refeição, contanto que seja integral e sem gordura.
No dia em que será realizada a atividade física o nosso corpo necessita de um pouco mais de proteína. Então, para isso precisamos ter uma pequena fonte rica em proteína em todas as refeições. Como: uma fatia de queijo ou presunto, leite, iogurte, hambúrguer, bife, ovo.
Com essas dicas você terá uma melhor resposta dos seus exercícios. E caso você ainda tenha alguma dúvida procure um profissional da área.
* Carboidratos: pães, massas, frutas, grãos.
* Proteína: Leite e derivados, carnes e derivados e ovo.