PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

6 de abril de 2010

Dietas Milagrosas

     Dieta, palavra que muitas mulheres tremem só de ouvir. Outras já querem saber qual a novidade para fazer essa nova dieta.
     Mas apesar de todos sabermos que é preciso uma alimentação balanceada e atividade física para alcançar o corpo perfeito, mas muitas vezes acabamos acatando a dietas milagrosas ou muito restritivas.
     O que, então, nos leva a procurar o tal milagre, se já se sabe que o necessário é a mudança do comportamento alimentar? Talvez seja o fato de o nosso comportamento alimentar estar relacionado aos nossos sentimentos mais profundos.
     Geralmente essas dietas milagrosas prometem perda de peso quase que instantâneas. Isso é algo muito atrativo, resolver o meu "problema" como uma mágica.
     Por mais que o raciocínio humano saiba que a gordura saturada faz mal para as artérias e mil e outras coisas, é difícil controlar o impulso do desejo pela gordura. Nossos genes pedem por ela. É árdua essa luta. E o chocolate? Doces em geral?
     Parecem que essas guloseimas perseguem nossos pensamentos, estão no topo da preferência alimentar. Parece que esse paladar foi moldado há muito mais tempo do que podemos lembrar. Estudos mostram que a placenta é levemente adocicada, e que o feto já apresenta predileção pelo sabor doce.
     E a confusão a respeito de alimentação e dieta? Quantas "peças" nos pregam? Será que se eu comer só brócolis ficarei magérrima? A solução é essa?
     As conseqüências de dietas e dietas para emagrecimento são previsíveis: além dessas dietas diminuírem o metabolismo também podem mudar o comportamento alimentar que pode passar a dar lugar ao transtorno alimentar.
     Sobre os transtornos falaremos outro dia, mas em relação as dietas ditas, Milagrosas elas geralmente são restritivas de alguma, ou só pode comer um tipo de alimentos, ou só pode comer uma certa quantidade de alimento, ou só pode comer 1 alimento do dia todo.
     Com essas restrições o corpo até perde peso por um curto período de tempo e para de perder. Quando voltamos a dieta normal, pois não aprendemos nada com essas dietas, voltamos a engordar, mas geralmente recuperamos o peso e mais um pouco. Por quê??
     Por que o metabolismo diminui toda a vez que tem restrições alimentares. Ele tem a tendência de nos manter com o maior peso que já tivemos e, além disso, o corpo tem memória e para ele restrição e falta de comida e para sobrevivência do corpo ele começa a economizar energia.
     Por isso que a Reeducação Alimentar e Atividade Física, são as melhores opções. Demora mais para emagrecer, mas o resultado é garantido e é mais difícil de recuperar, pois você reaprendeu a comer corretamente.
     Tem um ditado “quanto mais tempo você demora para emagrecer, mais tempo demorará para recuperar”.
Seu corpo é algo que você irá levar para o resto de sua vida, cuidar dele é cuidar do que você terá para o resto de sua vida onde quer que você esteja. Cuide-se sempre.
      Hoje vou falar da Compensação. Para não deixarmos de fazer as coisas que gostamos, nem de comer o que gostamos, podemos fazer a compensação.
     Como??
     A Compensação é o equilíbrio que devemos ter na nossa dieta.
Se você comer algum “abuso” hoje, mas não esqueça que os “abusos” tem mais que o dobro de peso calórico que a comida saudável, você deve no mesmo dia se possível, ou nos dias seguintes compensar, ou seja, diminuir a quantidade de alimentos e preparações calóricas.
     Claro que a compensação que será feita vai depender de quanto você abusou. Se o abuso foi grande será bom você compensar por alguns dias, e assim vai.
     Você faz isso dando preferência a frutas, verduras e saladas. Mas não deixar de comer a carne nem os grãos, sempre lembrado do modelo do Prato Ideal. Mas sempre escolhendo preparações saudáveis.
     E claro se possível aumentar a atividade física aeróbica, ou fazer.
     Isso é ótimo para quem quer manter o peso, pois hoje você abusa amanhã você compensa e pronto. Mas para quem quer emagrecer isso só ajuda a não ganhar mais peso.
     Porque a compensação é para manter o peso e se isso for freqüente na sua dieta você não vai conseguir emagrecer, apenas manter.
     Essa dica você pode usar em qualquer ocasião, como Natal, Ano Novo, Casamentos, Aniversários... E o ano interiro.

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil