PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

21 de março de 2010

Artigo

Alimentação da Mulher

A alimentação da mulher é diferente da do homem. O corpo da mulher tem necessidades diferentes e as doenças mais comuns que devem ser prevenidas em mulheres também são diferentes das do homem.
Todas as fases da vida de uma mulher são marcadas por momentos especiais. Para que a saúde e o bem estar estejam aliados a esses momentos é importante estar atenta à nutrientes essenciais para a prevenção de doenças e sintomas típicos do universo feminino.
A alimentação da mulher varia de acordo com a faixa etária: infância, adolescência, maturidade e velhice. Independente da fase uma coisa é certo: uma dieta balanceada pode melhorar a qualidade de vida a curto e longo prazo.
Para uma alimentação equilibrada e adequada, alguns fatores devem ser considerados na hora da elaboração do cardápio como: peso, altura, idade, atividade física e intelectual, fator estresse, hábitos alimentares, predisposições de doenças e riscos nutricionais, entre outros.
Os alimentos contidos nas refeições do dia-a-dia têm a mesma propriedade para todas as pessoas, no entanto, os benefícios reais de cada alimento dependerão das necessidades nutricionais de cada um, bem como dos hábitos de vida.
Mulheres adultas podem sofrer de diversos problemas, atualmente relacionadas com o novo estilo de vida moderna, que diminui a quantidade de atividade física, aumenta o estresse e a alimentação rápida com alto teor de gordura e sódio, que causam efeitos como a obesidade, hipertensão, gastrite, TPM dentre outros.
Alguns sintomas estão associados aos diferentes períodos em que a mulher atravessa como: a TPM (Tensão Pré-Menstrual), a gravidez e a menopausa. Vários sintomas interferem na qualidade de vida das mulheres nesses diversos ciclos como irritação e dores de cabeça na TPM, excesso de calor típico da menopausa.
Além disso, perda de massa óssea e muscular e eventual ganho de peso, que pode estar presente em várias fases da vida da mulher, dependendo das oscilações hormonais. Os alimentos funcionais se encaixam perfeitamente nessas fases, prevenindo ou auxiliando no controle de sintomas e doenças.
Para a mulher, o direcionamento da alimentação deve ser principalmente preventivo contra as doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e as dificuldades da menopausa entre outras. Para evitar doenças cardiovasculares e câncer, por exemplo, é necessário evitar consumir alimentos com excesso de gordura ruim como, por exemplo, frituras, carnes gordas, produtos industrializados e sorvete.
Mesmo que a mulher tenha cuidados alimentares, saiba que uma ligeira mudança no cardápio e nos hábitos alimentares, pode fazer maravilhas para a beleza e para a longevidade. Incluindo por exemplo, ferro, minerais antioxidantes, peixes, frutos do mar e muitos vegetais, verduras e frutas.
As mulheres idosas podem sofrer também destes males como a menopausa, a osteoporose e doenças degenerativas do sistema nervoso. Dietas milagrosas não existem e podem piorar o estado geral da mulher. A reeducação alimentar ajuda a corrigir várias destas condições. Procure ajuda em um atendimento multidisciplinar incluindo nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, educadores físicos etc.
Cuidados como diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, café, sal; consumir leite e seus derivados, praticar atividade física entre outros, com certeza vão fazer diferença da saúde do corpo. Como aumentar o consumo de fibras, hortaliças e legumes cálcio e praticar atividade física para prevenir a osteoporose entre outras doenças.
Já na terceira idade consumir alimentos como vegetais verdes e amarelos (ricos em vitamina C que ajudam a reduzir os danos às células) e ervilha e feijão (ricos em zinco que melhora o funcionamento do sistema imunológico), evitar os alimentos ricos em gordura e açúcares, vão fazer uma grande mudança no corpo e saúde.
As dietas da moda ou que dizem ser milagrosas podem piorar o estado geral do seu corpo, por isso tenha muito cuidado com essas dietas e sempre antes de fazer qualquer mudança alimentar faça uma consulta com um médio especializado no assunto ou uma nutricionista para saber se a mudança vai ser benéfica ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil