Eu vi no GNT um documentário sobre o assunto e achei interessante. É um assunto novo que aindta está sendo estudado, mas vale a pena conferir.
Epigenética é um termo usado na biologia para se referir a características de organismos unicelulares e multicelulares, que são estáveis ao longo de diversas divisões celulares mas que não envolvem mudanças na sequência de DNA do organismo. Estas mudanças epigenéticas desempenham um importante papel no processo de difernciação celular, permitindo que as células mantenham características estáveis diferentes apesar de conterem o mesmo material genômico. (pt.wikipedia.org/wiki/Epigenética)
Ou seja A epigenética, que é o estudo dos mecanismos moleculares por meio dos quaiso meio ambiente cntola a atividade genética, é hoje uma das áreas mais atuantes da pesquisa científica em geral.
Alguns estudos dizem que meios externos podem alguns fatores que fazem essa mudanças epigenéticas e uma delas é a alimentação. Segundo alguns especialistas, determinados alimentos “ativam” ou “desativam” genes do código genético humano
Esse novo campo da biologia está tentando desvendar alguns os mistérios de como o ambiente influencia o comportamento das células sem modificar o código genético. Essa é uma descoberta que pode auxiliar a ciência a descobrir os complexos sistemas e estruturas de doenaças.
Esse documentário mostra como os alimentos podem interferir no processo de ativação e desativação de geses bons e ruins. Mostra a importância da alimentação durante algumas fases da vida e como isso nos afeta.
Também traz uma reportagem sobre gêmeos univitelinos (com o mesmo dna) e como hábitos e a alimentação podem influenciar sua qualidade de vida. Você vai perceber que Nós Somos o que Comemos.
Não vou falar sobre o assunto pois ainda estou estudando sobre ele, a primeira vez que vi foi nesse programa, mas assim que eu tiver alguma opinião sobre o mesmo eu publico aqui.
Tem um link falando um pouco sobre o programa.
Quem tem o canal GNT confira, eu indico.
Bom final de semana a todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário