PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

5 de abril de 2010

Isoflavona

     A isoflavona é um composto da soja, também chamado de fitoestrógeno, que atua na prevenção de doenças crônico-degenerativas como o câncer de mama, de cólo de útero e de próstata.
     Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno (hormônio feminino) e, por isso, é uma substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual. As propriedades estrógenas também ajudam a reduzir um outro problema causado pela deficiência hormonal: a osteoporose.
     A ação das isoflavonas no nosso organismo, vem sendo intensamente pesquisada na última década e todo o seu mecanismo de ação, bem como as quantidades indicadas e seus efeitos, tem sido comprovada sua ação benéfica. .
     Ela pode reduzir a concentração do LDL (mau colesterol) no sangue e ao mesmo tempo aumenta a taxa do HDL (bom colesterol). Ela é uma alternativa natural, sem efeitos colaterais, não apresentando nenhuma contra indicação.
     As isoflavonas possuem uma ação mais suave. Por isso, quando absorvidas pelo organismo, atuam como estrogénios fracos e funcionam como reguladoras, pois são capazes de suprir a falta de estrogénio, prevenindo os problemas relacionadas a carência (sintomas de menopausa, osteoporose, doenças cardiovasculares, etc.)
     Além disso reduz o excesso desse hormônio, pois competem com ele pelos receptores (local de entrada) nas células. Com isso inibem o crescimento celular e a proliferação de tumores induzidos pelo estrogénio humano.
     A concentração de isoflavonas na soja e seus derivados pode variar muito e depende da variedade do grão, do solo, clima, local onde foi cultivada e principalmente o tipo de processamento utilizado e o modo de preparo a que foi submetida. Por exemplo: em 100g de leite de soja a quantidade de isoflavonas pode variar de 2,7 a 125 mg.
     Um ponto importante que deve ser observado é a forte relação que existe entre as isoflavonas e as proteínas de soja, principalmente no que diz respeito às doenças cardiovasculares e osteoporose.
Estudos mostram que os efeitos das isoflavonas são potencializados quando elas se encontram combinadas com a proteína da soja, ou seja, o resultado é melhor na forma de alimento como um todo do que na forma isolada (concentrada) , como um medicamento.
     Pesquisas científicas comprovaram que as mulheres asiáticas, cuja dieta contém grandes quantidades de soja, apresentam menos queixas dos sintomas do climatério em comparação com as ocidentais. Isso se dá principalmente a dieta rica em produtos de soja na sua dieta.
     As mulheres asiáticas utilizam essa alimentação há séculos, e a genética delas está acostumada a ter essa substância presente no seu dia-dia. Além de que, desde pequenas elas utilizam produtos quem contém essa fazendo com que seu organismo se adapte melhor.
     Por causa dos benefícios da isoflavona o mercado está oferecendo inúmeros produtos derivados de soja que contêm isoflavonas em sua composição. Isso está facilitando muito a vida de todos, principalmente quem precisa da isoflavona na sua alimentação.
     Mas devemos ter muito cuidado no consumo, pois nosso organismo não está acostumado a essa substância. Como ela é semelhante a um hormônio pode ter efeitos indesejáveis como o uso indiscriminado.
Cautela na ingestão de alimentos novos, diferentes e com alto teor calórico e uma alimentação variada faz muita diferença na saúde e bem estar de todos. Mas pra que isso seja benéfico devemos ter sempre coerência na ingestão e orientação de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil