PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

12 de maio de 2010

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

A alimentação do idoso é muito parecida com a nossa. Mas como o organismo dele funciona de forma diferente e tem novas necessidades temos que ter alguns cuidados especiais.



Como:

1- Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições! Coma a cada 3h.

2 - Inclua diariamente cereais (arroz, milho e trigo pães e massas). Dê preferên¬cia aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3 - Coma diariamente legumes e verduras como parte das refeições e frutas nas sobremesas e lanches.

4 - A combinação de feijão, arroz, carne e salada é uma ótima combinação. Comer pelo menos 3 vezes na semana. Esse prato brasileiro é uma combina¬ção completa e boa para a saúde.

5 - Consuma diariamente leite e derivados e carnes, aves, peixes ou ovos. Dar preferência a preparações sem gordura. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação e/ ou ferventar a carne torna esses ali¬mentos mais saudáveis!

6 - Consumo com moderação, óleos vegetais, azeite, man¬teiga ou margarina.

7 - Evite; refrigerantes e sucos indus¬trializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, 2 vezes por sema¬na.

8 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Adicione
outros temperos naturais e sem sal para dar sabor a comida.

9 - Beba em média 2 litros (6 a 8 co¬pos) de água por dia, até sua urina ficar transparente e sem cheiro. Dê preferên¬cia ao consumo de água nos intervalos das refeições. Lembre-se de que a partir dos 60 anos aumenta a propensão da pessoa ficar desidratada.

Torne sua vida mais saudável. Pra¬tique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as be¬bidas alcoólicas e o fumo

Caso o idoso tenha problemas para deglutir o ideal é fazer um mingau grosso para que não seja aspirado. Esse mingau pode ser feito com os mesmos alimentos do almoço ou como lanche.

Se o idoso conseguir deixe uns pedaços do alimento para que ele não perca a musculatura da boca. Sempre preferir dar o alimento de forma convencional.

Cuide do peso para aliviar as articulações. Não coma entre as refeições. “Beliscar” aumenta o consumo diário de calorias. E evite comer doces.

A alimentação correta é um dos fatores que tem maior influencia na saúde e no bem estar. Múltiplos fatores contribuem para a má nutrição dos idosos.

Devemos sempre observar alguns itens como a dificuldade para engolir alimentos sólidos; perda ou diminuição da visão, do paladar e do olfato; problemas odontológicos como falta de dentes, próteses velhas e mal ajustadas, doenças da cavidade oral e das gengivas; problemas psico-geriátricos principalmente a depressão, a tristeza, o desânimo, a apatia e a solidão.

Comer sem companhia diminui o apetite e ajuda a causar um quadro de depressão no idoso. Isso auxilia ao idoso a perda de peso e ter problemas sérios de saúde. Por isso, se possível nunca deixe o idoso fazer as refeições diárias sozinho.

Outros itens que deve ser observado: o uso de muitas medicações ocasionando como efeito colateral a perda de apetite; anemia (deficiência de ferro e vitamina A); a falta de vontade de cozinhar, e condições econômicas reduzidas.

Muitos idosos são obesos, porque a atividade física é reduzida, quando a necessidade energética (em calorias) do organismo cai e o corpo ganha mais gordura ao envelhecer. Mas a atividade deve ser indicada pelo médico e sempre acompanhada por um profissional.

Sempre que você tiver dúvida sobre a alimentação do idoso procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil