Sempre ouvimos falar de uma tal Pirâmides dos Alimentos, mas para que serve? Como fuinciona?
A Pirâmide alimentar é a base da sua alimentação, a quantidade de alimentos referentes a grupos que você pode consumir ao dia.
Por exemplo: a base é carboidratos, a base é a parte maior da pirâmide, então é o alimento de maior quantidade que você pode consumir. O topo da pirâmide é a menor parte da pirâmide, então são os alimentos que devemos consumir em menor quantidade.
Como fazemos para saber a quantidade de cada grupo que estamos comendo? Fácil.
Faça uma pirâmide com as mesmas divisões da pirâmide dos alimentos.
Tudo que você comer você marca um X no espaço do grupo, nesse primeiro momento não importa a quantidade e sim a qualidade dos alimentos.
A pirâmide deve estar crescente de cima para baixo. Por exemplo: o topo tem 3 X, o de baixo tem 4, o proximo tem 5 e a base tem 6. Não necessariamente nessa quantidade, mas a base deve ter mais X e o topo deve ter menos proporcionalmente.
Você deve ter cuidado com alguns alimentos. Alimentos gorduroso como croissante deve ter um X na base e no topo pela quantidade de gordura e desmenbrar o cardápio, como strogonoff, deve ter um X nos carboidratos (arroz) um X nas carnes um X no leite e derivados e um X nas gorduras.
Mas para que a pirâmide resulte em um bom resultado você pensar muito na qualidade dos alimentos.
Verduras e legumes, crus ou cozidos, nada de regogados ou fritos. Frutas em sucos ou in natura, nada de doces ou em calda, massas de preferência as integrais. Leites e derivados sem gorduras.
E a diferença entre as linhas horizontais não deve ser maior que o dobro, exceto o topo que pode ser muito menor do que a anterior.
Com isso você pode melhorar sua alimentaçãoe melhorar sua saúde. Aproveite!!!
Se tiver dúvida procure um Nutricionista.
Boa semana a todos!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário