PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

29 de março de 2010

Mitos Alimentares

Na hora de comer sempre pensamos se estamos comendo certo ou não, se podemos misturar certos alimentos, se podemos comer algum tipo de alimento em certo horário, etc...
Para fazer a dieta dar certo, você conta com um cardápio equilibrado e aproveita para investir em alguns macetes. Alguns truques que rodeiam a rotina alimentar de quem tem uma meta de alimentação saudável, podem não passar de mitos. E pior: além de não funcionar, recorrer a tais hábitos pode atrapalhar a dieta.
Alimentação saudável é assunto para qualquer local e hora, por isso temos tantos questionamentos sobre o que é certo ou errado na hora de se alimentar. Vejamos a seguir alguns mitos sobre a Nutrição:

- Frutas do bem ou do mal? “Comer frutas de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata". Mas, isso é não é verdade, não existe fruta do mal. Já manga com leite mata e limão afina o sangue são mitos. Senão ninguém tomaria sorvete de manga ou vitamina de manga. Quanto ao limão, ele não afina o sangue, mas faz bem, pois contém minerais, vitaminas, fibras, entre outros.

- Alimentos queimam gordura? Não. Não há alimentos que queimam gorduras. Pois tudo tem calorias e é metabolizado pelo o organismo da mesma forma. Tem alimentos que ajudam a queimar gordura, mas só ajudam, não é milagre.

- É verdade que se consumirmos tomate ou molho de tomate podemos diminuir os riscos de câncer de próstata? Existem alguns estudos que comprovam essa teoria, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata. Mas esse deve ser feito em forma de molho de tomate feito caseiro com azeite de oliva e temperos naturais.

- Café causa hipertensão? Acreditava-se que o café pudesse causar hipertensão e doenças do coração, mas isso só vale para os que o consome alta quantidade. Mas consumo moderado faz da bebida um aliado da saúde, principalmente do coração.

- Chocolate vilão ou mocinho? Altamente calórico o chocolate sempre foi visto como o vilão. Mas descoberta mostra os benefícios do chocolate amargo, somente o amargo, por ser rico em substâncias antioxidantes e polifenóis. E não há nenhuma ligação entre o chocolate e a acne.

- Ovo: A gema era considerada prejudicial à saúde e poderia aumentar o colesterol ruim no sangue. Mas foi descoberto que o aumento desta taxa depende de características individuais e da forma em que é feito o ovo. Entre as pessoas saudáveis, o consumo de 3 ovos por semana não faz mal.

- O mito da carne vermelha: Dizem que comer carne vermelha é ruim para a sua saúde, mas ela é um componente muito importante do cardápio, não deve ser abolida, ela contém ferro em sua forma mais fácil de absorção e tem aminoácidos específicos desse tipo de carne. Deve ser consumida em média 3x na semana

- Gás: celulite na certa? Não é o gás dos refrigerantes que causa as temíveis celulites. Mas o refrigerante é o vilão por causa da alta concentração de açúcar, favorecendo o surgimento dos infiltrados de gordura.

- Pular refeições ou ficar em jejum é uma boa forma de emagrecer? NÃO! Permanecer em jejum por um longo período faz mal, nosso organismo reage ao jejum com a redução do gasto calórico dificultando a perda de peso. E quando estamos com fome acabamos comendo mais e geralmente de fora incorreta. O peso que perdemos é basicamente a perda de líquidos celulares e massa muscular. Quando voltamos a comer normalmente o organismo passa a aumentar o peso para se prevenir de um próximo jejum.

- Comer depois de oito horas da noite engorda? Não há nenhum estudo que confirme essa idéia. O maior problema é o excesso e a qualidade do alimento à noite, o que acontece é que nosso metabolismo está mais lento à noite, por isso, temos que comer pouco e comidas mais leves, mas temos que comer.

- Boicote aos carboidratos: Carboidrato a noite não vira gordura, o excesso de qualquer alimento sim. O fato é que a maioria dos alimentos contém o nutriente. Variar os alimentos é fundamental para a obtenção de todos os nutrientes fundamentais para o organismo. E se o objetivo é emagrecer com saúde, os carboidratos não podem sair de cena, pois ele ajuda na queima de gordura.

- "Pouca gordura" ou "sem gordura" significa que o alimento não tem calorias: Os alimentos sem gorduras ou com baixo teor de gorduras têm menos calorias, mas não significa que não tenham calorias. As gorduras são os macronutrientes mais calóricos quando comparadas ás proteínas e carboidratos, por isso devemos consumir com cautela.

- Arroz + Feijão engorda? Não, essa combinação traz uma quantidade adequada de aminoácidos essenciais. A quantidade inadequada de alimentos que engorda.

- Beber líquidos durante as refeições engorda? Depende da qualidade e quantidade de líquido. É recomendado um copo pequeno de água (200ml) sem gás às refeições a fim de ajudar no processo de digestão, principalmente porque uma dieta saudável deve conter alimentos ricos em fibras. Bebidas gaseificadas aumentam o volume do estômago fazendo ajudando no aumento de peso.

- Se eu beber água em jejum vou emagrecer? A ingestão de água não elimina peso. Ela apenas ajuda no funcionamento do organismo e do intestino.

- Cerveja dá barriga? Depende da quantidade consumida, pois bebidas fermentadas causam aumento do volume do estômago ocasionando aumento e peso, e claro a quantidade calórica contida nela.

- A cãibra pode ser reduzida com o consumo de banana? Sim dependendo do motivo da cãibra, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.

     Antes de deixar de comer algo procure sempre a verdade. Não deixe dúvidas ou mitos estragarem um dos maiores prazeres da vida que é COMER!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil