PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

31 de março de 2010

Alimento Diet e Light: Qual a Diferença?


 Desde o início da comercialização dos alimentos diet, a maioria dos consumidores associou esses produtos como sendo de baixo valor calórico e, conseqüentemente, permitido para pessoas que precisam ou desejam perder os quilos extras. Depois, vieram os light e a confusão se formou.
Atualmente a idéias sobre esses produtos está mais clara, produto light, está associada à cultura do corpo, à estética, não a uma disfunção de saúde. Ao contrário do que acontece com a imagem do diet, ele está relacionado com pessoas com problemas de saúde e necessitam de alimentos especiais.
Mas ainda muitas pessoas confundem os dois e não sabe qual podem ou não consumir.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo Diet pode ser usado em dois tipos de alimentos:
Produtos Diet: são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, tais como:
- Ausência de açúcar (sacarose, mel, glucose) - é indicado para diabéticos;
- Ausência gordura - indicado para pessoas com problemas de colesterol;
- Ausência de sal - indicado para os hipertensos.
Mas geralmente os produtos Diet produtos são ligados a pessoas com Diabetes. Por isso devemos sempre observar o que está escrito na embalagem.
Os alimentos restritos em carboidratos (pão, chocolate, bala diet) ou gorduras (iogurte desnatado 0% de gordura) podem conter, no máximo, a adição de 0,5 gramas do nutriente por 100 gramas ou 100 mL do produto.
Já, os alimentos restritos em proteínas devem ser isentos desse nutriente. Como, a quantidade permitida nos alimentos com restrição de carboidratos e gorduras é muito pequena, é comum a definição de alimento diet sendo o produto isento de um nutriente específico.
Mas geralmente doces Diet, sem adição de açúcar, mas tem um teor de gordura mais elevado para manter o sabor do produto. Por isso devemos tomar muito cuidado ao comprar esses alimentos.
Produtos Light: são aqueles que apresentam redução de, no mínimo, 25% de um de seus ingredientes, como açúcar, gordura, etc., sendo indicados para pessoas que desejam controlar a ingestão de calorias, ou que necessitam diminuir a ingestão de algum outro nutriente.
Temos que ter muito cuidado no consumo dos alimentos com redução de nutrientes, não adianta comermos uma quantidade maior só por que o alimento tem redução de calorias, porque no final das contas vai ficar “elas por elas”.
Antes de comprarmos qualquer alimento temos que pensar sempre prioritariamente na saúde. E pensar no geral, se o alimento no todo é bom para a sua saúde. Não adianta o produto tem menos carboidratos e mais gorduras.
Ler o rótulo é uma ótima opção para termos certeza do que estamos comendo. Assim saberemos com mais precisão o que tem no produto e se no geral ele realmente é bom para a sua saúde.
Os nutrientes mais importantes a serem observados nos rótulos são: gorduras totais e os outros tipos delas, sódio, açúcares, fibras e calorias. Entre os produtos convencionais já tem grande diferença entre esses nutrientes, e com isso podemos evitar gastar mais podendo gastar menos comprando produtos convencionais.
Independentemente se o produto é light, diet ou convencional, devemos sempre cuidar com a quantidade dos nutrientes prejudiciais e os benéficos. E claro com a quantidade que consumimos de cada um deles. Pois nada em excesso faz bem para a nossa saúde. Por isso as palavras principais para a saúde são: Variedade e Moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil