PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

7 de abril de 2010

Hipercolesterolemia

       A hipercolesterolemia é caracteriza pelo aumento do colesterol total circulante no sangue e pode ser associada à obesidade, alta ingestão de alimentos ricos em colesterol, baixa ingestão de fibras devido à alimentação inadequada ou ainda ser um problema de ordem genética, manifestado por maior produção endógena de colesterol.
      O colesterol é componente essencial das membranas estruturais de todas as células e também do cérebro e células nervosas. É encontrado em altas concentrações nos tecidos glandulares e no fígado, onde é sintetizado e armazenado. Além disso, o colesterol é precursor dos hormônios esteróides, dos ácidos biliares e da vitamina D.
      Existem dois tipos de colesterol, o bom HDL deve estar sempre dentro do limite desejado, pois ele “limpa” a sujeira do organismo. E o ruim o LDL que é considerado o vilão, pois se infiltra nas paredes das artérias e causa a chamada aterosclerose, responsável pelo entupimento das artérias, infartos e derrames cerebrais. Ambos são importantes mais sempre dentro da quantidade desejada.
      Apesar da importância relevante dele em diversas funções orgânicas, o aumento plasmático de seus níveis tem ocasionado sérios problemas à saúde da população em geral, e mais recentemente a elevada prevalência deste problema tem sem mostrado preocupante na população em geral, até mesmo em crianças.
      Estudos epidemiológicos recentes têm demonstrado ocorrer um incremento linear na mortalidade, decorrente de doença coronariana, com aumento dos níveis séricos de colesterol total em jovens adultos, que se acentuam quando associados a outros fatores de risco.
      As dietas com ingestão excessiva de colesterol, e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos, são normalmente associadas à ocorrência de hipercolesterolemia. Outro fator considerável nos dias de hoje é o sedentarismo e o stress.
      Com o avanço da tecnologia e do estilo de vida moderno tem se tornado cada vez mais freqüente na infância. Adultos e crianças passam longas horas no computador ou televisão, deixando de praticar atividades físicas e aumentando a probabilidade de serem obesas.
      Uma dieta rica em fibras tem sido claramente associada à diminuição do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, pois a ingestão de fibras ajuda a diminuir os níveis de colesterol sangüíneo, uma vez que este nutriente diminui a absorção da gordura no intestino.
      Alguns alimentos ricos em fibras são: Frutas cruas e com casca, Vegetais, Feijão, ervilhas e outras leguminosas, Cereais integrais, Aveia, entre outros. Já alguns alimentos ridos em colesterol são: manteiga, maionese, chocolate e derivados, carnes gordurosas, gema de ovo, entre outros.
     A dieta ideal para quem já tem hipercolesterolemia é uma dieta rica em fibras, carnes magras, queijos brancos, grãos integrais, alimentos integrais em geral, cereais, soja e derivados, leite desnatado, frutas, verduras e legumes, entre outros.
     Para prevenir o colesterol é bom tomarmos cuidado com o que comemos, temos sempre que observar os rótulos para ver se tem colesterol e se é muito. Sempre compare um produto há outro similar para ter melhor noção de quantidade. E claro sempre preferir alimentos com menos gorduras e colesterol. Também temos que evitar as preparações mais gordurosas como a fritura.
      Frutas, verduras e leguminosas devem ser consumidas diariamente para prevenir o colesterol e outras doenças. E com isso também teremos uma dieta rica em vitaminas e minerais. E a variedade dessas verduras, frutas e leguminosas também é importante para termos nutrientes diferentes e variados diariamente.
      Mas antes de mudar sua dieta procure um profissional da saúde que seja apto a te fornecer uma alimentação adequada e personalizada, e nunca se automedique, pois é prejudicial à saúde. Cuidados simples no nosso dia a dia podem fazer muita diferença na nossa saúde e bem estar.

3 comentários:

  1. Qual a melhor dieta para a Hipercolesterolemia ?

    ResponderExcluir
  2. A melhor dieta seria tirar todos os alimentos causadores da doença e praticar atividade fisica. Além de orienatções especificas para cada caso.
    A melhor forma de você saber qual seria a dieta indicada para você seria procurando uma Nuitricionisista para que ela te auxilie de forma correta e personalizada.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Informações importantíssimas !

    ResponderExcluir

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil