PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

12 de abril de 2010

Imunonutrição

A Nutrição clínica está fazendo parte de uma nova era e desta forma, não deixa dúvidas sobre o seu papel fundamental como importante auxiliador no tratamento e prevenção de doenças. Através da dieta que se atinge a atividade ótima do sistema imunológico.

O sistema imunológico desempenha importantes funções na defesa do organismo, mantêm-se em vigilância contra o aparecimento de células consideradas estranhas e favorece o equilíbrio.

Os nutrientes passaram a ser estudados, a fim de se conhecer sua ação farmacológica e descobrir o seu potencial sobre a imunidade do organismo. Os resultados encontrados vêem sendo bastante positivos e o papel destes nutrientes passou a ser fundamental na busca da recuperação de pacientes internados.

Estes nutrientes específicos passam a ser considerados como imunonutrientes e a utilização dos mesmos é chamado de imunonutrição.

A imunonutrição tem mostrado efeitos benéficos sobre pacientes críticos e que sofreram processos cirúrgicos, modulando seus processos imunológicos, metabólicos e inflamatórios.

A busca por alternativas para auxiliar no tratamento da desnutrição observou-se também que, além da função de recuperar o estado nutricional adequado, determinados nutrientes, poderiam ter papel farmacológico no sentido de melhorar a resposta imune e metabólica.

Os imunonutrientes desempenham papéis específicos e fundamentais, que podem garantir a síntese protéica com maior retenção nitrogenada, reduzir a degradação de proteínas, manterem a integridade da barreira intestinal evitando translocação bacteriana e possível septicemia, melhorando a resposta imunológica.

Os achados nessa linha de investigação motivaram a formulação de dietas enterais e parenterais com nutrientes imunomoduladores, como arginina, glutamina, ácidos graxos ômega-3, nucleotídeos, Vitaminas e probióticos.

Seguem os imunonutrientes mais estudados, bem como suas principais funções:

Glutamina: Importante substrato para a gliconeogênese; Transporte inter-orgãos de carbono e nitrogênio; Essencial para a síntese protéica; Regulador de síntese e hidrólise protéica; Importante combustível metabólico para a rápida replicação celular.

As fontes alimentares da Glutamina são: carne, ovos, derivados do leite e da soja.

Arginina: Necessária para a síntese de proteínas e aumento de massa magra; Melhora a cicatrização de feridas; Potente secretor hormonal (insulina, glucagon, prolactina, hormônio de crescimento e somatostatina); Essencial para a síntese de creatina e poliaminas; Intervalo para regressão de massa tumoral; Sobrevida; Síntese de Colágeno;

As fontes alimentares da Arginina são: carnes, leite, ovos, queijos, alho, ervilhas, grãos.

Nucleotídeos: São unidade estruturais requeridas para a produção das unidades estruturais de DNA e RNA; Importante para a resposta imunológica;
- Aumenta integridade da barreira intestinal; Aumenta a concentração de DNA e RNA + proteína;
Os nucleotídeos podem ser encontrados em suplementos alimentares.

Ácido Graxo Ômega 3: Fornecimento de energia; Condução de vitaminas lipossolúveis; Componentes estruturais da membrana celular; São necessárias concentrações muito baixas para garantia da função imunológica; Concentrações altas causam efeitos imunossupressores;
As principais fontes alimentares dos ácidos graxos ômega 3 são os óleos vegetais, exceto os de coco, cacau e palma, castanhas e peixes. .

Vitaminas A, E, C, B6:
- A vitamina A é essencial para a manutenção da estrutura e integridade funcional das células epiteliais; necessária para a resposta imunológica.
- Vitamina C: aumenta da resposta imunológica e sua deficiência está relacionada com efeitos imunodepressores.
- A vitamina E é um componente essencial das membranas, mucosas e tecido epitelial e é necessário para manter sua integridade e promover funcionamento normal, e seu déficit diminui a resposta imunológica e velocidade de reações de hipersensibilidade.

Probióticos: têm um papel importante de melhorar o sistema de defesa do organismo através do equilíbrio da flora intestinal; melhora a resposta do organismo em relação a gripes e resfriados.
Principais Fontes: iogurtes especiais, nas formas de lactobacillus e/ou bifidobactéria.

A utilização destes nutrientes pode ser usada na recuperação e tratamento de pacientes com desnutrição, em pacientes em recuperação do estado nutricional pós internação ou portadores de doenças imunossupressoras como prevenção de queda do sistema imunológico.

Os exageros alimentares, seja por excesso de gorduras, grandes volumes ou bebidas com álcool, pode sobrecarregar o organismo, causando uma necessidade de reequilibrar e gastar energia para isso, deixando nosso corpo mais vulnerável.

As dietas restritas podem gerar uma queda do sistema de defesa, pois quando o corpo sofre uma restrição de energia, ele "rouba" nutrientes do sistema, inclusive do de defesa, para gerar energia para as funções diárias. O resultado é aumento de gripes, resfriados ou outras patologias.

Por isso não podemos esquecer que uma dieta balanceada melhora nosso estado geral além de nos proporcionar um corpo saudável e com uma boa resposta imunológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil