PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

9 de abril de 2010

Metabolismo

Nós sempre escutamos sobre o Metabolismo quando queremos emagrecer. Como acelerar, ele é ou lento rápido. Mas afinal, você o que é Metabolismo? Qual a função dele no nosso organismo?  

Hoje vou explicar sobre o tão falado Metabolismo.  

O Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no nosso organismo, ou seja, é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo. 

Basicamente é a energia gasta pelo organismo para manter suas funções vitais. Ele é influenciado por vários fatores, como idade, sexo, altura, peso, temperatura ambiente, estilo de vida e claro da alimentação. 

No nosso corpo o metabolismo se divide em catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) e anabolismo (capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento e reparação).  

Dessa forma, quando o anabolismo trabalha superando a atividade do catabolismo o organismo ganha peso e ocorre inversamente a perda de peso quando o catabolismo supera as atividades do anabolismo. 

Um bom exemplo de função metabólica é o processo de respiração celular que ocorre nos organismos aeróbicos, onde a mitocôndria quebra a glicose introduzindo oxigênio no carbono, retirando, assim, sua energia. O também falado metabolismo basal é a quantidade mínima de energia que precisamos para sobreviver. 

As atividades do nosso corpo abrangem mais de 60% das calorias que usamos, mesmo em pessoas ativas, pois essas calorias são gastas pela respiração, batimentos cardíacos e manutenção da temperatura corporal.  

Cada organismo possui seu metabolismo distinto, ou seja, o metabolismo de cada organismo trabalha de forma única, sendo mais lento ou mais ágil dependendo do nível mínimo de energia que o organismo precisa para funcionar e desempenhar suas funções vitais.  

Existe um tipo de gasto metabólico em todas as nos atividades e esse gasto específico para cada coisa que fazemos. Como em atividades rotineiras como escovar os dentes, caminhar, trabalhar, Atividade física e o gasto que temos para o processo de digestão. 

Apesar de muitos o considerarem como vilão os carboidratos, eles atuam de forma a acelerar o metabolismo, pois acelera os músculos, o sistema nervoso e as células sanguíneas, o que o torna indispensável para ter disposição e estar sempre ativo. 

As gorduras também são fundamentais para o metabolismo, pois retarda a digestão dos carboidratos e faz com que a energia gerada pelo organismo seja gasta de forma homogênea. 

As proteínas diminuem a velocidade da digestão dos carboidratos e ainda auxilia na queima de calorias. Ter uma dieta balanceada faz com que seu metabolismo funcione de forma corretamente e seu gasto metabólico seja o maior possível. Claro que a atividade física também ajuda a acelerar o metabolismo.  

Mas sempre que você quiser fazer uma atividade física ou corrigir as falhas da sua alimentação procure um profissional da área para ter certeza que o resultado será o desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil