PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

14 de abril de 2010

Rótulos dos Alimentos


É importante conhecer a composição dos alimentos que serão consumidos e para que isso seja feita de forma correta temos que estar sempre atentos ao rótulo contido nas embalagens.

            A informação nutricional do alimento mostra as quantidades de macronutrientes, fibras, entre outros, em gramas por porção do alimento. Mas vale lembrar que temos que observar a quantidade que esse valor representa.

Tem produtos que tem peso por unidade, outros por gramagem e entre os mesmos tipos de alimentos podem mudar. Por exemplo, pão fatiado, a fatia pode variar de peso, de 25g á 60g, e na tabela nutricional pode estar em fatias.

No começo, com certeza, as compras irão demorar um pouco mais, mas depois que você já souber o que tem em cada alimento que você compra vai ficar mais fácil.

-  O que devemos observar na tabela nutricional dos alimentos:

* Total de gordura: até 5g/porção de alimento é saudável; representa a quantidade total de gorduras (todos os tipos) do alimento.

* Gorduras Saturadas: esse tipo de gordura possui características que a tornam prejudicial à saúde, pois seu excesso na alimentação pode elevar o colesterol do sangue. Por isso, deve ser consumida em menor quantidade. Algumas das principais fontes são os alimentos de origem animal: carne; leite integral;  derivados; ovos.

* Carboidratos; são nutrientes essenciais que fornecem energia. Alguns exemplos de alimentos fontes de carboidratos são: pães; cereais; açúcares.

* Proteína; são nutrientes essenciais com funções estruturais (formação de células, tecidos, etc), reguladoras e de defesa, entre outras. Alguns exemplos de alimentos fontes de proteínas são: carnes; leite e derivados; ovos. Devemos consumir em média 0,8g por Kg de peso por dia.

* Valor calórico; representa a quantidade de calorias (Kcal) do alimento. Caloria é uma unidade utilizada para expressar a quantidade de energia produzida pelo alimento no organismo.

* Açúcares; é uma forma possível dos hidratos de carbono. Tem função energética e estrutural, pois participam da arquitetura corporal dos seres vivos. Também tem função anticoagulante, lubrificante (o líquido sinovial; evita o ressecamento dos olhos), cicatrizante (quitina) e antigênica, ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos.

* Fibras; são substâncias presentes em vegetais, que não são digeridas e absorvidas pelo nosso intestino, e que desempenham muitas funções importantes no organismo, como a regulação do intestino. Não produzem energia. Alimentos integrais, grãos, frutas com casca e saladas cruas. Consumo em média de 25g por dia para uma pessoa adulta.

* Sódio; tem um papel importante no balanço hídrico da água corporal. A concentração de sódio no sangue são detectadas pelos rins. Uma disfunção os rins ou excesso de consumo de sal por causar retenção hidrica e /ou aumentar a presão arterial.  

             No rótulo devemos também observar se o alimento foi enriquecido com algum nutriente. Atualmente existem vários alimentos enriquecidos e com vários nutrientes.

            Ter cuidado em olhar o rótulo e saber o que estamos consumindo é uma ótima dica para quem quer ter uma alimentação saudável. Por isso, tenha um pouco de paciência na hora de ir ao mercado e comece a olhar os rótulos antes de comprar qualquer produto.

Um comentário:

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil