PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO + FITOTERAPIA + ACUPUNTURA

- Pacote com 10 sessões de acupuntura.

- Consultas mensais de Nutrição com prescrição de fitoterápicos personalizado e avaliação da composição corporal (exame de bioimpedância).

Entre em contato para saber os pacotes, valores e formas de pagamento

Consultório: 3342-4731

23 de dezembro de 2010

FESTAS DE FIM DE ANO

Chegou o final de ano e com isso vem as confraternizações além do Natal e Ano Novo. Mas como fazer para não deixar de curtir as festas sem aumentar o peso? 

A melhor forma é a compensação. Já falei disso aqui. Mas vou re-lembrar. 

Quando se quer manter o peso sem deixar de fazer coisas que gosta temos uma opção simples para isso.



Como começamos a compensação? Uns dias antes. Por exemplo HOJE dia 23/12. 


Como? Cuidando muito, mas muito mais da alimentação, preferindo comer muitas frutas, verduras, grãos e cereais e carnes magras.
Usando e abusando de sucos naturais e chás. 

Evitando frituras, bebidas gasosas, cafés, doces em geral, massas brancas em geral como: pão e macarrã.


Também faça exercicios hoje, amanhã e depois de amanhã, e se possível manter um ritmo acelerado de excercicios até o ano novo para já compensar os abusos. 


E dieta deve ser seguida hoje, amanhã até antes da ceia, e dia 25 nas refeições que conseguir e dia 26 o dia todo. 


E repetir tudo isso no ano novo. 


Com isso você irá manter o peso e curtir as festas sem se preocupar com a balança. 


Boas festas!!!!!

27 de novembro de 2010

TROCAS INTELIGENTES PARA EMAGRECER

Criar hábitos saudáveis é um desafio da era moderna. Geralmente as dietas são monótonas e sem graça e difíceis de aderir por longo prazo ou pelo resto da vida como seria uma boa reeducação alimentar.

Escutei uma vez na TV, não lembro em que programa, que dizia: “Gosto de comer bem porque posso comer mais”. 



Você pode estar comendo a quantidade ideal de comida, mas a qualidade dessa comida não é boa fazendo com que você fique acima do seu peso ideal. 100g de uma fruta é bem mais calórico e tem menor teor de gorduras que 100g de um salgadinho, por exemplo.

Escolher bem o que você come pode fazer muita diferença na balança e na sua qualidade de via. A dieta deve ser divertida e flexível para que possamos aderir ela por muito mais tempo.

Por isso sempre comece sua mudança alimentar pela qualidade dos alimentos ingeridos e depois pela quantidade.
Mas como podemos fazer essas mudanças? Sem afetar nossa vida social e que essas mudanças sejam práticas?

Primeiramente é a organização. Se você comprar somente alimentos saudáveis não terá em casa alimentos “proibidos”. Outra coisa importante é olhar os rótulos dos alimentos para ter certeza do que está comprando.

Um pão integral, por exemplo, pode variar de quantidade de gorduras e calorias de uma fatia em até 100%. Sempre prefira os alimentos com menor teor de gordura e a menor quantidade calórica.

Outra dica é procurar novas receitas, com a facilidade da internet você consegue receitas saudáveis, baratas e fáceis de preparar em pouco tempo.

Por exemplo, alimento integral tem um maior poder de saciedade além de fazer com que seu corpo trabalhe melhor.

Fazendo trocas simples você ajuda sua saúde e ainda por cima mantém o peso:
- Troque as massas brancas por massas integrais (pães, macarrão, lasanhas...);
- Prefira arroz integral;
- Utilize leites e derivados sem gorduras, como queijos brancos, leite desnatado e iogurtes sem adição de açúcar e desnatados ou light;
- Consuma pelo menos 3 tipos diferentes de frutas todos os dias;
- Faça o modelo de prato ideal 2x ao dia;
- Prefira carnes magras em vez de carnes com alto teor de gordura como a carne de porco;
- Evite frituras, dê preferência a assados e cozidos;
- Alimentos com preparações com alto teor de gordura devem ser evitados ao máximo, como croissant e bolo nega maluca;
- Use e abuse de sucos, você pode utilizar as polpas congeladas que são mais práticas duram mais além de ter uma maior variedade de frutas que provavelmente você teria em casa;
- Evite bebidas gasosas, ela aumenta o volume do estômago fazendo com que você precise comer mais para se sentir saciado;
- Utilize o iogurte desnatado de copinho em vez do creme de leite, só cuidado, ele “desanda” com mais facilidade e não bata ele no liquidificador, pois ele fica líquido;

Não tenha vergonha de perguntar do que é feito ou como é feito, é seu direito como consumidor e seu dever com a sua saúde. E claro use e abuse da sua criatividade.

Procure uma Nutricionista para você realizar uma dieta personalizada e melhorar sua qualidade de vida.

Boa semana a todos!!!

8 de novembro de 2010

Panqueca Completa

Está com vontade de comer algo diferente mas quer manter a dieta para o verão?? Sem problemas. Basta ter um pouco de criatividade.
Você pode fazer uma panqueca completa.

Nessa receita a massa diferencia um pouco, mas o principal cuidado que você deve ter é em relação ao recheio e ao molho para que eles não tenham muita gordura nem que seja muito calórico.
 
  
Essa receita é uma refeição completa, tem proteína, carboidrato e a salada.

Ingredientes

Massa:
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha integral
- 4 ovos
- 2 xícaras de leite desnatado
- 1 pitada de sal

Recheio:
- Frango desfiado ou presunto de peru
- iogurte natural desnatado
- cenoura ralada
- beterraba em cubos pequenos
- sal

Modo de preparo:
Para a massa bata todos os ingredientes no liquidificador. Com um pedaço de toalha papapel passe um pouco de óleo vegetal e passe esse papel na frigideira. Coloque aos pouco a massa na frigideira para fazer a panqueca.

Para o recheio separe frango ou o presunto já cozidos e morno, a beterraba também já cozida morna ou temperatura ambiente. Misture os outros ingredientes e recheie as panquecas.

Se você quiser fazer um molho, refogue alho e cebola espere esfriar e coloque o iogurte natural desnatado e uma pitada de sal. Se quiser pode misturar 2 colheres de sopa de molho de tomate e decorar com cheiro verde.

Você deve ter cuidado com iogurte, se você aquecer muito ou misturar com os outros ingredientes muito quentes ele pode qualhar. 

Outra dica, você pode colocar ricota ou um queijo branco ou tomate em cubos no recheio. Use sua criatividade para variar a sua dieta e personalizar essa receita.

A carne você pode escolher uma com pouca gordura ou ferventar a carne antes de preparar.

Pronto, sua refeição está pronta.

Bom Apetite!!!!!!

19 de outubro de 2010

RESULTADO DA ENQUETE

Na última enquete a maioria respondeu que a maior dificuldade em fazer reeducação alimentar são os doces. Mas será que eles são os vilões ou nós que damos esse crédito todo a ele??



Primeiramente não precisamos excluir nenhum dos itens da enquete da nossa dieta, só temos que cuidar com as quantidade e com a frequência.

Os doces temos maior dificuldade pois é da nossa cultura comer muitos doces, bolos chocolates, balas... Quando crianças toda as lojas de crianças e até algumas de adultos tem balas ou pirulitos, e claro os vendedores dão várias balas para as crianças que estão na loja.

No aniversário qual é o prato principal? O Bolo!!! O que não pode faltar?? Brigadeiro. O doce nos dá um falso bem estar momentâneos, mas passa e não resolve nenhum problema.

Essa sensação “boa” que alguns doces causam como o chocolate podem causar dependência, estudos demonstram que o chocolate pode causar dependência tanto quanto as bebidas alcoólicas.

Por isso, os primeiros dias são os mais difíceis mas quanto menos doces você comer menos vontade você terá.

Para parar ou diminuir os doces temos primeiramente superar nossos medos e incertezas. Os doces nos trazem sempre boas recordações e uma sensação ótima, mesmo que momentânea.

Depois desse processo "psicológico" temos que começar outro processo a redução ou exclusão total do doce.

Você tem que ver o que você acha que será melhor para você, se é reduzir até uma quantidade aceitável ou excluir totalmente da sua alimentação. Cada um consegue fazer a sua reeducação de uma forma específica, escolha a sua.

Se for reduzir o melhor é fazer aos poucos. Anote durante uma semana todos os doces que você come e os horários. Depois de uma semana comece a reduzir uma quantidade, você que escolhe, por 5 dias.

Então, a cada 5 dias você reduz um pouco do doce até chegar no ideal, mas não deixe de anotar a quantidade nem o horário para não esquecer se comeu ou quando comeu.

Já se você for excluir é melhor fazer de uma vez. Para e pronto. E claro que depois de um tempos se você se sentir confiante e segura pode voltar a ingerir doces em pequenas quantidades e com pouca frenquência sem voltar a compulsão anterior.

Outra dica é alterar os doces por causas mais saudáveis, como goiabada, bolos integrais simples, passar doces sem gorduras no pão, frutas assadas, batata doce, alimentos adocicados em geral. Essa alteração ajuda a você comer menos doces e a melhorar a qualidade dos doces que consome.

Mas para você saber qual é a quantidade e frequência de doce que você pode consumir procure uma Nutricionista.

Tenham uma ótima semana!!!!

8 de outubro de 2010

PENSAMENTOS


Eu estive reparando ultimamente no que as pessoas estão escolhendo para comer em restaurantes e praças de alimentação.

Fiquei impressionada que na maioria dos pratos tem pelo menos uma fritura e geralmente pouca ou nada de salada. E para beber, claro um refrigerante.

Não entendo, com o aumento da incidência de doenças cardiovasculares e da obesidade as pessoas continuam comendo muita "porcaria".

Por exemplo, nas praças de alimentação dos shopping tem filas intermináveis nos fast food já nos restaurante por quilo não tem quase fila.

Quando essas pessoas irão se dar conta que a alimentação é fundamental para ter uma boa saúde??

Não estou dizendo que não pode comer fast food, bem pelo contrário, podemos comer de tudo, em pequenas quantidades e claro com uma menor frequência.

É tão dificil assim colocar um pouco mais de salada no prato do dia a dia e diminuir as "porcarias"?? Ou comer "porarias" 2x por semana por exemplo, é muito difícil??

As pessoas pensam muito em comida, dieta, peso, beleza, mas na hora de colocar em prática parece que esquecem de tudo que sabem.

Fazer alguma atividade que gosta, comer alimentos saudáveis deveria fazer parte da nossa vida e não um martírio que DEVE ser feito.

Deveríamos ter o pensamento e um estilo de vida saudável, mas parece que a moda é estar magra e bonita com pensamentos e estilo de vida nem um pouco saudáveis. Mas como se faz isso??

Comer salada é coisa de quem faz dieta. Fazer exercício só quando realmente precisar, comer fruta só em sucos. Já comer fast food, é todos os finais de semana, doces deve ter todos os dias, atividade física é ir do carro a onde precisa, refrigerante é a bebida diária.

Onde vamos chegar com esses pensamentos?? Em uma população 70$ obesa e com doenças cardiovasculares? Mas a moda não é ser magra e saudável??

Devemos lembrar que existe o dia de amanhã e que o nosso corpo mais cedo ou mais tarde irá reclamar do nosso estilo de vida. O maior problemas em relação a esses pensamentos não é a falta da “beleza” ou “magreza” é como e quanto tempo o corpo irá suportar todos esses abusos.

Por isso devemos viver o presente sem esquecer que teremos um futuro e o nosso futuro é um reflexo das nossas atitudes do presente.

Pense nisso!!!!!

3 de outubro de 2010

ACELERE SEU METABOLISMO

Emagrecer, hoje em dia é um objetivo de quase todas as mulheres. Mas não é tão difícil quanto parece. Só precisamos das dicas certas para o nosso objetivo e estilo de vida. 



Para emagrecer temos que acelerar o metabolismo mas como se faz isso? Por onde começar?

Começamos comendo a cada 3h. Comer a cada 3h desde o café da manhã até a ceia que deve ser feita até 1h antes de deitar faz com que o corpo trabalhe o dia todo acelerando assim o metabolismo.

Outra coisa muito importante que ajuda a acelerar o metabolismo é a proteína. Mas não em excesso, dieta rica em proteínas pode ter efeitos colaterais e nada melhor que o equilíbrio entre os alimentos para ter uma vida saudável.

O ideal é que comamos uma fonte de proteína em todas as refeição. Nada em exagero. Por exemplo: um pão com queijo e presunto ou vitamina de furta com leite e aveia ou um iogurte com granola.

Como muitas vezes estamos na rua durante os lanches podemos optar por barras de proteína, dependendo da dieta eu vocês está seguindo não precisa comer uma barra inteira, pode ser meia. Isso vai depender da quantidade de proteína e calorias que tem a barra que você escolher.

Essas dicas não são muito difíceis de fazer, só precisa ser organizar para não esquecer de comer a cada 3h, e não esquecer da fonte de proteína em todas as refeições.

Claro que para ter sucesso em uma dieta procure sempre uma Nutricionista para te auxiliar e para que você juntamente com a perda de peso melhore sua qualidade de vida.

Boa semana a todos!!!!!!!

22 de setembro de 2010

COMO TER SUCESSO EM UMA DIETA

Quem nunca saiu da dieta normal por causa de uma tentação, ou pior, quem não deixou uma dieta por casa disso?

As tentações estão por toda parte, mas temos que ter muita força de vontade para conseguir resistir a elas. Não é fácil mais temos que conseguir.



A principal coisa que devemos fazer é evitar. Principalmente se queremos emagrecer. Elas nos fazem sair do ritmo podendo até perder todo um plano já iniciado.

Outra coisa de devemos deixar de lado se queremos ter uma alimentação saudável é a preguiça, fazer um prato de comida e levar para o trabalho, ter frutas sempre a mão e saladas na geladeira cortadas e limpas dão trabalho, mas nada que se organizando tudo fique mais fácil e simples. 

Se você deixar tudo já lavado e cortado para a semana ou pelos menos para alguns dias, já vai te ajudar muito. Você também pode fazer várias refeições e congelar e ir descongelando conforme for precisando. Tudo é uma questão de orgaznização e claro NADA de preguiça.

Quando estamos em dieta para emagrecer nós estamos em uma linha de declínio, mas sempre que nós abusamos essa linha pode voltar para o aumento de peso, mesmo que seja em uma refeição ou se compensarmos ela simplesmente se estabiliza.

Isso é péssimo se estamos querendo manter uma perda de peso estável e saudável. Temos que ter MUITA, mas MUITA força de vontade para resistir. Ou podemos escolher opções saborosas sem tantas gorduras e calorias. Mas claro, sempre que você abusar em alguma refeição deve compensar na próxima.

Se você tiver dúvidas sobre se o alimento é saudável ou como é feito, pergunte o garçom esta lá para te ajudar. E lembre-se de evitar também as bebidas alcoólicas e gasosas e de sempre preferir os alimentos mais saudáveis possíveis.

Se você for a um Buffet, primeiro olhe o que tem no cardápio antes de se servir e escolhas as opções mais saudáveis ou menos calóricas e gordurosas.

É praticamente impossível comer fora e os alimentos serem completamente saudáveis. Por isso mesmo devemos escolher as melhores opções. Pois as massas geralmente terão molhos calóricos e ricos em gorduras e dificilmente serão integrais.

Para que sua dieta seja um sucesso ou que você não saia dela, o melhor mesmo é observar as opções mais saudáveis do cardápio antes de pedir. Pois no final do dia o valor de caloria e gorduras que você consumiu deve ser menor do que você gastou para quem quer perder peso e igual para quem quer manter.

Quando estamos acostumados a comer doce ou frituras nosso corpo sente falta nos primeiros dias, é como se fosse uma abstinência desses alimentos, por isso a força de vontade é tão importante e também evitar o acesso na primeira quinzena.

Mas para começar ou manter qualquer dieta você deve querer mesmo, pois o inicio é difícil, mas depois que você se organizar e conseguir superar bem as tentações tudo vai ficando mais fácil. Basta ter paciência.

Para te auxiliar em qualquer dieta procure um Nutricionista que ele irá te ajudar a fazer as melhores escolhas e te deixar mais saudável.

17 de setembro de 2010

RECEITA DE SOJA

A soja é um alimento saudável mas nós Brasileiros não temos muito costume de comsumir regularmente. Mas podemos mudar isso, só depende de nós.

Para começar podemos comer algum alimento com soja 1x ao mês e ir aumentando gradatiamente até 1x por semana ou até diariamente.

Fica a critério de cada um a quantidade de soja que seja inserida na dieta.

Hoje vou ensinar uma receita a base de soja, façam e aproveitem!!



BOLACHA DE SOJA

Ingredientes:

- 01 xícara (chá) de margarina light ou creme vegetal
- 02 ovos
- 01 e meia xícara (chá) de açúcar
- 01 xícara (chá) de farinha de soja
- 01 xícara (chá) de côco ralado
- 03 xícaras (chá) de polvilho doce

Modo de Preparar:

Bata na batedeira a margarina, os ovos e o açúcar até formar um creme. Misture ao creme a farinha de soja e o côco ralado, misture bem, aos poucos adicione o polvilho doce até formar uma massa homogênea. Abrir a massa com o rolo e cortar os biscoitos no formato desejado. Colocar em forma untada e polvilhada com farinha de trigo, assar em forno baixo por mais ou menos 10 minutos.

Dicas: 

- Você pode utilizar o coco queimado ao invés do coco branco. 
- Também pode utilizar o adoçante para cozinhar no lugar do açúcar, para isso você precisar ver a proporção no adoçante em relação ao açúcar. 
- Pode colocar achocolatado na massa... 

Use a criatividade para fazer uma bolacha de soja personalizada!!!

Bom final de semana a todos!!!!!

15 de setembro de 2010

HIDRATAÇÃO

A hidratação é muito importante para a nossa saúde, mas quanto devemos beber? Quais os cuidados que devemos ter? E porque a agua é tão importante para nós??



Nosso corpo necessita de água para funcionar, sem ele o nosso corpo não funciona corretamente. E nossos rins filtram o sangue e a água limpa os rins.

A quantidade ideal de água diária varia de pessoa para pessoa, depende da atividade, do trabalho, e da biodisponibilidade de cada um.



Para sabermos a quantidade ideal de água que devemos beber é muitosimples, devemos beber água até nossa urina ficar tranparente e sem cheiro.

Temos que ter cuidados com nossa hidratação quando estamos fazendo atividade física e no calor.

Na atividade física depende da quantidade de suor que você estiver predendo, conforme perder líquido ir repondo.

No calor não podemos bobear, pois perdemos mais líquido que em qualquer outra época do ano. O ideal é sempre que possível nos hidratarmos, com água e sucos. E claro a urina deve ficar transparente em qualquer época do ano.

24 de agosto de 2010

ETIQUETA EM RESTAURANTES POR KILO

Existe etiqueta em todos os ambientes e para todas as horas, até na hora do almoço.



Nós geralmente reclamamos do outros, mas o que fazemos para ser mais educados na hora do almoço??

Primeiramente lavar as mãos é uma ótima opção ao entrar no restaurante. Já parou para pensar em quantas coisas você tocou desde a última vez que você lacou a mão até chegar no restaurante?

Um cuidado principal é com o cabelo, hoje em dia dificilmente em uma cozinha de restaurantes você encontra um fuconário sem touca e gealmente o cabelo que é encontrado na comida é dos próprios clientes que deixaram cair por discuido.

Antes de buscar a comida coloque o cabelo para trás ou até mesmo prenda, se for possível. Assim evita que você ou outras pessoas encontre cabelos na comida.

Outro cuidado é na hora de se servir. Sei que geralmente estamos com pressa, mas grudar a bandeija ou o prato na pessoa da frente não vai fazer a fila dar mais rápido e pior pode causar uma confusão.

Imagina você com a bandeija grudada na pessoa da frente e ela se vira para seu lado e pronto, suja a roupa da pessoa, e claro que ela não irá gostar e não esqueça que essa pessoa pode ser você.

Outra coisa que devemos pensar na hora de se servir é colocar o braço por cima do prato da pessoa da frente para se servir "mais rápido", isso também não vai fazer a fila andar mais rápido e ainda por cima contamina a comida da pessoa além de poder se sujar.

Na hora da fila, apesar de não ser dica de higiene alimentar é de educação. TODOS, sim TODOS que estão no restaurante estão almoçando ou em horário de almoço e a maioria tem tanta pressa ou mais pressa que você, então respeite a fila, seja educado!!

Outra ótima hora de lembrar que não somos os únicos serem humanos da face da terra é procurar uma mesa adequada a quantidade de pessoas que irá sentar. Quem nunca viu mesas para 4 pessoas com 1 pessoa e uma mesa para 2 pessoas com 3 ou 4 pessoas quase sem espaço para comer?

Trate os outros como gostaria de ser tratado!!!

26 de julho de 2010

PATÊ DE IOGURTE

Existe um patê saudável que podemos comer sem medo??
Sim, existe sim.
Tudo tem sua preparação "light", só depende de um pouco de paciência para testar e procurar novas receitas saborosas.
Você vai ver como é fácil ter uma opção saudável na geladeira para comer.


Ingredientes:
- 1 copo de iogurte natural desnatado
- 8 und de azeitonas verdes sem caroço
- 1 rodela fina de tomate sem semente e sem casca
- 1 col. de sobremesa de salsinha picada
- 1 col. de sobremesa de cebola picada em pedaços bem pequenos
- 1 col. de café de azeite de oliva
- Sal a gosto.

Como preparar:
Misture todos os ingredientes e sirva com torradas, biscoitos, pães...
Guarde na geladeira em um pote tapado.
A validade depende dos ingredientes que você utilizar, mas em média dura 5 dias na geladeira. 

Dicas:
- Não mexa muito o creme, pois o iogurte quanto mais mexer mais líquido fica.
- A quantidade ds ingredientes vai de acordo com o gosto de cada um, você pode colocar mais de um ingredientes ou tirar outros ou ainda acrescentar novos ingredientes.
- Você pode temperar seu patê como você preferir, com atum, frango, tomate seco, o sabor do patê fica de acordo com a sua criatividade.

Viu como é fácil!!!

Tenham uma ótima semana!!

19 de julho de 2010

DIFICULDADES PARA MASTIGAR! O QUE FAZER?


Que nunca fez uma cirurgia na boca, ou teve algum problema em algum dente ou até mesmo dores na boca que lhe impediram de mastigar?

Mas como comer bem e todos os nutrientes necessários mesmo sem conseguir mastigar?

Uma dieta ideal para essa situação seria a dieta Pastosa, ou seja, alimentos batidos ou em forma de mingau ou creme. A consistência vai depender de cada caso.

Como fazer:
- Sempre se lembre de todos os ingredientes que devem ter na sua dieta em cada refeição;
- Cozinhe o máximo possível todos os alimentos para que fiquem bem mole para facilitar a mastigação;
- As carnes não devem ser excluídas, mas evite carnes e preparações duras, como um bife mesmo mole ele e difícil de mastigar;
- Prefira carnes bem cozidas e desfiadas, ou peixes que são naturalmente mais macios para comer;
- Nas refeições sempre se lembre do modelo do prato ideal;
- Você pode bater no liquidificador todos os alimentos que comeria normalmente e comer de colher, como se fosse um mingau salgado;
- Se ficar muitos tempo com essa dieta utilize suplementos de fibras, pois esse tipo de dieta não favorece ao funcionamento do intestino por causa dos cozimentos e de serem batidas as comidas;
- Não esqueça que devemos ter 2 porções de carnes por dia mesmo na dieta pastosa;
- Use e abuse dos mingaus, vitaminas, sopas creme, purês, iogurtes, sucos e leites. E claro use a criatividade para ter a melhor variação dos alimentos.

E como voltar a dieta normal?

- Voltar aos poucos, inserindo devagar alimentos com uma maior consistência.
- Começar a cozinhar um pouco menos os alimentos e voltar a mastigar alimentos mais macios para ir fortalecendo aos poucos a mandíbula;
- Cada refeição você pode inserir um alimento diferente e com maior consistência;
- Claro que se doer ou incomodar, não force, fique mais uma refeição coma a dieta anterior;

Não é difícil. Só precisa ter um pouco de criatividade e paciência.

Tenham uma ótima semana!!!!

12 de julho de 2010

DIETA PARA DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO



O principal motivo para se seguir a dieta para desintoxicar é o de conseguir uma total renovação no funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia de todo o corpo. Além de eliminar as toxinas acumuladas nos nosso dia a dia.

Se você tiver maus hábitos alimentares e de vida é possível que o corpo comece a acumular resíduos tóxicos. E para eliminar essas toxinas se faz a desintoxicação alimentar.

Mas o que é essa desintoxicação? Como ela é feita? È uma dieta bem simples, basta ter uma alimentação saudável, deve evitar ingerir alimentos que contêm aditivos ou conservantes químicos, dos óleos hidrogenados (como as margarinas), das frituras, dos doces (guloseimas e produtos de confeitaria), chocolate, enlatados (de qualquer tipo), embutidos, congelados em geral, café, tabaco e álcool.

Como estes alimentos geram uma significativa quantidade de toxinas em nosso organismo, é importante diminuir o seu consumo, não somente durante uma dieta de desintoxicação, mas ao longo da vida. Se possível durante o dia da desintoxicação esses alimentos devem ser proibido para que o efeito seja melhor.

Essa dieta também ajuda a desinchar e diminuir o peso. Os alimentos que devem ser ingeridos contêm uma importante quantidade de vitaminas, minerais, fibras e água. Estes elementos, além de facilitar a eliminação das toxinas, produzem uma revitalização geral de todos os órgãos do corpo (principalmente o fígado e os rins). Desta forma, o organismo consegue se restabelecer de maneira rápida e natural, preparando-se para trabalhar cem por cento novamente.

Uma dica importante para o melhor efeito da dieta é variar o máximo possível as frutas e verduras, assim teremos uma maior variedade de nutrientes. E com isso podemos ter vários benefícios como:

Benefícios da Dieta de Desintoxicação
• Eliminar toxinas do organismo
• Ativar a circulação
• Limpar o intestino
• Hidratar o corpo
• Intensificar o funcionamento dos rins
• Diminuir peso
• Retardar o envelhecimento
• Aumentar a vitalidade
• Melhorar a produtividade
• Reforçar a defesa do organismo
• Prevenir infecções

Lembre-se que você não deve fazer essa dieta com o único objetivo de emagrecer. A intenção também é que, aos poucos, você inclua alimentos saudáveis e conseqüentemente elimine açúcares e gorduras em excesso. Também é importante lembrar que a prática regular de exercícios físicos é fundamental para um resultado ainda melhor.

Essa dieta pode ser feita 1x ao mês por segurança. E nesse dia de preferência não pratique atividade física e evite trabalhar ou estresses, pois o aporte calórico é reduzido e você pode passar mal.

O consumo é basicamente de frutas, vegetais, alimentos naturais não-processados, sucos de frutas e vegetais frescos e fibras. A quantidade irá depender de cada um, para saber a quantidade exata que você deve consumir procure uma Nutricionista.

Podemos comer brotos, cereais, grãos, verduras, legumes, frutas, saladas em geral além de sucos variados. E de preferência aos alimentos crus. Uma opção é fazer sucos com frutas e verduras, como e cenoura com laranja ou sucos verdes. Mas prefira apenas bater no liquidificador colocar o mínimo de água possível e não coar para manter as fibras.

Os alimentos e principalmente os sucos devem ser consumidos assim que forem preparados
Lembre-se sempre de variar os alimentos. Podemos observar as cores dos alimentos e comer cores variadas, além de variar os tipos das frutas. O sucesso dessa dieta é variar o máximo possível.

Podemos comer carboidratos como pães integrais sem conservantes, ou seja, os caseiros e com pouca gordura, mas em quantidade moderada. Além disso, podemos comer batata, aipim... cozidos ou assados sem adição de gordura.

Devemos comer carnes magras e preparações sem adição de gordura. De preferência aos peixes grelhado, cozidos ou assados. E se possível comprar eles frescos ou congelados, como já foi dito, evitar os enlatados.

Sempre coma apenas o necessário para saciar a fome. Observar a saciedade é outro fator importante nessa dieta. Quanto mais comemos maior fica nosso estômago e consequentemete comeremos mais para ficar saciados.

E claro não podemos nos esquecer de beber água. Você deve beber líquidos incluindo água até a urina ficar transparente e sem cheiro. O ideal é 50% de água e 50% de outros líquidos.

Nesse dia podemos comer a cada 2h-3h para não ficarmos com fome e para suprir a energia necessária do nosso dia.

E sempre que tive duvida procure um profissional responsável para te auxiliar. Não esqueça que essa dieta deve ser feita apenas 1x por mês.

Tenham uma ótima semana!!!!!

27 de junho de 2010

DIFERENÇA ENTRE INTOLERÂNCIA E ALERGIAS ALIMENTARES

Nos já escutamos algumas pessoas dizendo que tem alergia a alguns alimentos, como o camarão, e outras dizendo que tem um tipo de intolerância alimentar, como intolerância a lactose.

Mas qual é a diferença entre os dois? Ou melhor, o que é Alergia e intlerância alimentar?


A Intolerância alimentar é quando o organismo não possui enzimas capazes de absorver os açúcares de determinados alimentos que são ingeridos. Difere-se da alergia alimentar já que essa tem o alimento como invasor e reage contra ele acionando o sistema imunológico, o que não ocorre com a intolerância alimentar.

O alimento quando ingerido é submetido a vários processos, dentre eles o de absorção do açúcar, mas quando há intolerância esse permanece no organismo retido e se acumula no estômago provocando a saturação de tal substância no organismo, resultando em inúmeros desconfortos como cólicas, enxaqueca, urticária, eczema, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, arritmia cardíaca, conjuntivite, obesidade, fadiga, inchaço pelo corpo, dores abdominais, psoríase, acne, diarréia e outras.

As principais substâncias que provocam intolerância nas pessoas são a lactose, o glúten, crustáceos, chocolate e alimentos com conservantes e corantes em geral.

A melhor maneira de prevenir a intolerância é deixar de ingerir o mesmo alimento de forma contínua. É necessário que haja um remanejamento dos hábitos alimentares para diminuir a incidência dos desconfortos provocados pela intolerância alimentar.

No Brasil, não existem exames que comprovem tal intolerância sendo que essa pode ser detectada a partir da análise dos sintomas. Deve-se ter bastante atenção aos sintomas, pois esses são bastante semelhantes aos da alergia alimentar. Após períodos de análise, um especialista consegue detectar o alimento causador da intolerância.

Além de reduzir o máximo possível a ingestão do alimento causador da intolerância alimentar, a pessoa ainda deve buscar uma alimentação saudável e leve para ainda não tornar o processo de digestão difícil.

A alergia alimentar é uma reação indesejável que ocorre após a ingestão de determinados alimentos ou aditivos alimentares.

É uma hipersensibilidade alimentar (geralmente usado como sinônimo de alergia alimentar) pode ser definido como uma reação clínica adversa, reproduzível após a ingestão de alergenos (substâncias que desencadeiam a alergia) presentes nos alimentos, causados pela exposição a um estímulo em uma dose tolerada por pessoas normais.

A alergia alimentar sempre envolve um mecanismo imunológico, expressando-se através de sintomas muito diversos. A alergia alimentar é, simplificando ao máximo, uma resposta exagerada do organismo à determinada substância presente nos alimentos.

As reações alimentares de causas alérgicas verdadeiras acometem 6-8% das crianças com menos de três anos de idade e 2-3% dos adultos. No entanto os pais acreditam que a incidência de alergia alimentar em seus filhos alcance 28 %.

Que alimentos são mais envolvidos nos casos de alergia alimentar?
Entre os alimentos mais envolvidos encontramos: ovo, peixe, farinha de trigo, leite de vaca, soja e crustáceos. As reações graves (anafiláticas) estão, na maior parte das vezes, relacionadas à ingestão de crustáceos, leite de vaca, amendoim, e nozes.

Mas raramente os corantes, conservantes e aditivos alimentares também são considerados substâncias alergênicas, mas não devem ser menosprezadas.

Uma alimentação balenceada e saúdável ajuda a melhorar sua saúde e conhecer o seu corpo para evitar os alimentos que você tenha intolerância e comer com moderação os alimentos que você tenha alergias, se o seu corpo permitir.

Tenham uma ótima semana!!

21 de junho de 2010

PETISCO PARA A COPA

Como sabemos adoramos ver os jogos do Brasil comendo algum petisco, mas o que podemos comer que não seja muito calórico nem gorduroso??

Podemos comer soja no lugar do amendoim.

Você pode comprar pronta a soja torrada e salgada ou pode fazer em casa.



Ingredientes:
- 500g de soja em grão, pode ser sem casca.

Modo de Preparo

Lave a soja e deixe de molho por cerca de 10 horas. Se não tiver casaca é escorrer só colocar para assar, se não escorra a água e tire as cascas da soja esfregando com as mãos. Enxugue os grãos com um pano limpo.

Forno Convencional:
Coloque os grãos num refratário ou assadeira salga levemente e leve ao
forno brando mexendo de vez em quando até começarem a
dourar.

Microondas:
Espalhe a soja já lavada e sem casca em uma vasilha larga. Salgue levemente e leve ao microondas na potência alta por aproximadamente 15 a 20 segundos ou ate ficar crocante.

Fica com sabor bem parecido com amendoim torrado.

Espere esfriar e sirva.

Aproveite a Copa da melhor forma possível!!

16 de junho de 2010

JOGOS DA COPA


Nos jogos da copa nos sempre reunimos uma galera ou vamos a algum lugar para torcer pelo nosso time. Mas sempre nos esquecemos das calorias dos beliscos e bebidas que tem nesses eventos.

Para não correr o risco de ter alguns quilinhos a mais no final da copa podemos tomar alguns cuidados durante os jogos e toda a copa. Nada muito difícil nem elaborado.

Pra começar devemos ter cuidado com as bebidas, se quiser beber uma cervejinha, sem problemas, mas nada de exageros, além de ser calórica ela faz distensão abdominal. Se preferir o refrigerante, prefira os sem açúcar, diet ou lights.

Tudo em exagero faz mal e engorda. Por isso, tome cuidado com a quantidade do que for consumir, por que algo com poucas calorias se for consumido em grande quantidade vira uma refeição calórica.

Os beliscos que são os maiores problemas, ninguém quer beliscar frutas durante o jogo. O melhor mesmo seria uma tábua de frios com opções com pouca gordura e calorias. A pipoca pode ser a light ou a natural que são as menos calóricas.

Docinhos prefiram os diet ou lights. Frutas secas pode ser uma opção. Outros beliscos sempre olhem a tabela de nutrientes para ver a quantidade calórica e de gorduras e tente comprar o que for o mais saudável.

Claro que nessa época de guloseimas é sempre bom intensificar a atividade física e o gasto calórico. Evite elevador, prefira ir a pé a lugares próximos deixe o carro um pouco mais longe do que o de costume.

E outra coisa que pode ser feito é ter uma alimentação mais leve e saudável nos dias dos jogos para compensar os abusos que acontecerão durante os jogos.

Não deixe de torcer pelo seu time, mas também não precisa adquirir nenhum quilo a mais até o final da copa.

14 de junho de 2010

ESCOLHAS ALIMENTARES

A nossa alimentação pode ser muito saudável ou muito ruim, depende apenas das nossas escolhas. Mas como escolher? O que escolher??

Não é muito difícil. Apenas temos que observar a qualidade dos alimentos.

Quando vamos comer fora, sempre olhe o cardápio ou o Buffet para saber o que tem e o que você pode comer. E tente escolher preparações com alimentos menos calóricos e com menor quantidade de gordura.

Por exemplo:

- Pizza:
Uma pizza portuguesa tem muita gordura e claro alto teor calórico umas 396cal por fatia, já uma rúcula com tomate seco tem 262cal por fatia, e uma pizza de atum sem queijo tem 190cal por fatia.

Pedir para tirar o queijo é uma ótima escolha na hora de pedir uma pizza. Preferir sempre sem borda recheada e com complementos mais saudáveis e com menos gordura.

- Como os recheios:
Um recheio de azeitonas pretas pode ter 19cal por colher de sopa, já um de tomate seco tem 44cal por colher de sopa.

- Em um Buffet:
Preferir alimentos sem molho ou com molhos mais finos. Preferir carnes assadas ou cozidas, até nas sobremesas podemos escolher as menos calóricas, preferir as que tem menos creme, e se possível a que tiver fruta.

Se você observar os alimentos que constituem a comida que você escolheu, tentar se lembrar da receita para que você saiba exatamente o que está comendo. Se for a um restaurante, pergunte com o que é feito para que você possa escolher o seu prato.

Preferir bolachas sem recheios e se possíveis integrais.

Ler os rótulos do que você está comendo também é uma opção. Molhos cremosos são mais calóricos.

Podemos fazer isso com tudo, pão, massas, bolos, bebidas, bolachas...

7 de junho de 2010

CONSEQUÊNCIAS DO EMAGRECIMENTO RÁPIDO

Quem está acima do peso quer emagrecer rápido e sem sacrifícios, mas isso é sem dúvida um sonho, pois podem ocorres riscos do emagrecimento rápido que podem ser maléfico a saúde.

É difícil ter paciência quando o assunto é emagrecer, só que nesse caso, ele é a garantia da saúde. Ficar magra de uma hora para outra é o maior desejo de quem está acima do peso.

Quando isso não acontece, o emagrecimento pode vir acompanhado de complicações físicas e psicológicas, para ficar em um patamar de segurança a Organização Mundial da Saúde, recomenda a perda de um quilo e meio por semana no máximo.

Controlar a ansiedade é uma grande dificuldade. Algumas pessoas acabam cometendo loucuras, se submetendo a várias dietas absurdamente rígidas, muitas vezes combinadas com inibidores de apetite, laxantes e diuréticos para conseguir chegar mais rápido ao peso ideal que deseja.

Mas essas pessoas esquecem-se dos riscos existentes a sua saúde porque o corpo e a mente de cada pessoa precisa de um tempo para se adaptar as mudanças de peso.

Por causa desse desejo de perder peso rápido algumas pessoas acabam recorrendo a diversas dietas milagrosas e restritivas, no entanto essas atitudes muitas vezes podem comprometer o metabolismo, ou seja, fazendo com que ele funcione em ritmo lento.

Outras consequências do emagrecimento rápido:
• Alterações no coração: Os batimentos cardíacos podem ser alterados, levando ao desenvolvimento de uma alteração dos batimentos cardíacos atípica, quando o coração não responde a remédios
• Pele Flácida: A falta nutrientes no corpo pode provocar flacidez na pele
• Queda de cabelos e unhas fracas: Isto acontece quando a dieta é pobre em vitaminas, proteínas e zinco.
• Cálculo na vesícula: O ácido úrico na corrente sanguínea aumenta, desenvolvendo as famosas pedras nos rins que causa cólicas bem fortes
• Doenças associadas a falta de minerais e vitaminas, como: anemia, escorbuto, problemas na visão além disso pode ocorrer o enfraquecimento do sistema imunológico levando a uma maior exposição do indivíduo a doenças e infecções

Danos psicológicos
• Compulsão Alimentar: Quando uma pessoa adota dietas muito rígidas, a privação de alimentos durante o tempo da dieta pode levar a uma compulsão alimentar, e o indivíduo acaba ganhando peso muito mais rápido.
• Frustração: Quando os indivíduos associam seus problemas emocionais ao excesso de peso, pode ocorrer uma futura frustação na vida do mesmo. Pois muitas pessoas continuam infelizes mesmo após adquirir o peso ideal.
• Auto-imagem destorcida: Quando ocorre um emagrecimento muito rápido a pessoa ainda se acha gorda, mesmo tendo uma silhueta mais magra.

Emagrecer requer uma reeducação alimentar que consiste em estabelecer novos hábitos alimentares que irão perpetuar por toda a vida do indivíduo, aderir à prática de atividades físicas também deve fazer parte do novo plano de vida de quem deseja perder peso.

Na luta para alcançar o peso ideal é importante controlar a ansiedade e a pressa. Esses dois fatores que alteram o psicológico do indivíduo podem atrapalhar bastante este processo.

Muitas pessoas afirmam que conseguem perder peso com mais facilidade quando não estão ansiosas com o resultado da dieta. É preciso respeitar o nosso corpo e saber que emagrecer requer um tempo geralmente muito maior do que levamos para engordar.

Como já foi falado aqui para emagrecer com saúde o ideal é procurar um profissional de saúde habilitado para prescrever uma dieta de acordo com suas necessidades nutricionais, arriscar-se em dietas muito rígidas é um erro cometido pela maioria dos indivíduos que desejam emagrecer.

A importância de procurar um nutricionista para indicar o melhor tratamento a ser seguido para quem deseja emagrecer, previne diversas consequências de um regime mal elaborado que pode acarretar efeitos na saúde física e mental do indivíduo.

E não descontar as frustrações e os problemas, desequilibrando a sua dieta alimentar. Para quem quer ter saúde deve ir com calma em seu emagrecimento, investir em um processo moderado e equilibrado, que tem mais chances de ser definitivo.

31 de maio de 2010

ALIMENTE SEU CÉREBRO

Ao contrário do que muitos pensavam os cientistas descobriram nos anos de 1990, que os neurônios se reproduzem no decurso da vida. O processo de nascimento das novas células nervosas, que é chamado de neurogênese, pode ser estimulado através de alimentos, garantindo-lhe funções nobres, como a capacidade de memorizar e raciocinar.

A novidade é a colina, nutriente presente na gema do ovo que contribui para a neurogênese, já a clara contém a glutamina, essencial para constituir o DNA, ou seja, o material genético de novas células na massa cinzenta.

Outra substância boa para a atividade cerebral é o ômega-3 e o ácido graxo que favorecem a neurogênese e protegem os já existentes.

Existe um nutriente muito criticado pelas dietas, mas ela é muito importante para nós. Estou falando da Glicose. Que é a principal fonte de energia do cérebro, e é obtida dos alimentos ricos em carboidratos.

Por isso no café da manhã são consumidos cereais, fontes saudáveis de carboidratos. Assim você começará seu dia alimentando seu cérebro da forma que ele precisa para funcionar bem durante o dia.

Mas durante o dia também temos que continuar consumindo glicose, mas com tantas fontes disponíveis, qual escolher? Primeiramente devemos sempre pensar na nossa saúde e com isso escolher alimentos com baixo teor de gordura e poucas calorias.

Mas cuidado com os carboidratos, pois alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, bebidas açucaradas e flocos de milho, podem aumentar a produção do cortisol (o hormônio do estresse), que, em altos níveis, pode prejudicar a memória.

Já o café, chá ou chocolate estimulam o sistema nervoso central e podem melhorar a concentração, desde que ingeridos sem exagero. Como estimulam o sistema nervoso, colaboram para melhorar a atenção.

As oleaginosas ou outros alimentos antioxidantes auxiliam na boa memória a longo prazo. Frutas e vegetais amarelos também são indicados, pois são fontes de betacaroteno, antioxidante eficaz contra o envelhecimento celular. Outras fontes de antioxidantes são as frutas vermelhas.

É importante também equilibrar a dieta com proteínas, gordura e carboidrato, uma vez que o cérebro gasta grande quantidade de glicose, que pode ser encontrada em pães, massas e arroz.

As carnes, os grãos integrais, o leite e seus derivados são fontes de vitamina do complexo B, que auxilia a regulação da transmissão entre os neurônios.

Mas nunca se esqueça que as melhores fontes de carboidratos são os grãos e massas integrais. E que qualquer dieta deve ser equilibrava, dietas restritivas causam sérios danos a saúde.

Tenham uma ótima semana!!!!

24 de maio de 2010

BIOTIPO

Hoje vou falar de um assunto um pouco delicado. De como cada pessoa se vê.

Nós temos exemplos de modelos magérrimas a cada esquina, de atrizes lindas e magras que aparecem na nossa TV todos os dias.

Mas nós esquecemos que cada um tem um Biotipo diferente. Biotipo é o tipo físico que cada uma de nós tem. De acordo com ele, temos uma tendência natural a sermos baixas ou altas, mais cheias de corpo ou magras, de pernas compridas ou curtas.

Basicamente, existem três biotipos:
- Endomorfos (ou brevilíneos),
- Mesomorfos (ou atléticos) e
- Ectomorfos (ou longilíneos).


Para começar uma dieta ou atividade física é extremamente importante aceitar o seu corpo e seus limites. Não adianta você querer ser longilínea se a sua estrutura corporal é brevelínea.

Esse assunto é delicado, pois é exatamente isso que acontece com quem tem anorexia e bulimia, eles têm dificuldade de ver o seu corpo como ele realmente é.

E como qualquer pessoa pode desenvolver essas doenças devemos tomar muito cuidado em relação ao que somos e ao que queremos ser.

Devemos partir do principio que ninguém é perfeito. E que precisamos sempre pensar em apenas deixar nosso Biótipo mais bonito possível e saudável, mas sempre lembrando quem e como somos realmente.

Pode ser muito difícil, mas aceitarmos nosso corpo é crucial para nossa felicidade. Ficar a vida inteira buscando dietas milagrosas para ficar com o corpo daquela modelo ou atriz que você admira não te trará benefícios.

Bem pelo contrário, fazer dietas milagrosas pode causar sérios danos a sua saúde, tirando da infelicidade e decepção que causa por não conseguir chegar ao seu objetivo.

Imagina uma vida inteira de insatisfação pelo seu corpo e de tentativas frustradas de modificá-lo. Não precisamos disso!!! Não seria bem mais fácil aceitar nosso corpo como ele é e com base nisso deixar ele mais bonito?

Mas, devemos sim ter objetivos em relação ao nosso corpo e saúde, mas algo que seja possível alcançar. Devemos sempre começar com algo fácil, para nos motivar para os objetivos mais difíceis.

Mas nunca podemos esquecer dos limites do nosso corpo e do nosso tipo físico. Com isso tudo fica mais fácil.

Tenham uma ótima semana!!

22 de maio de 2010



Desculpem a falta de publicação dessa semana. 

Eu estava em Jaguaraíva no Pr, participando de um evento que a Apae realizou na cidade. 

Mas a partir da semana que vem estarei atualizando normalmente o Blog.

Agradeço a compeenção

Abç.

17 de maio de 2010

FONDUE LIGHT DE QUEIJO

Apesar de ainda não estarmos no inverno, a temperatura abaixou e com esse friozinho nada melhor que comidas quentes.

Mas como podemos fazer para comer pratos especiais de verão sem aumentar o peso?

É só alterar alguns ingredientes para ingredientes mais saudáveis e usar a criatividade.

Hoje ensinar a receita de um Fundue que você pode comer sem medo.



INGREDIENTES:
1 xícara de chá de leite desnatado
1 colher de sobremesa de farinha de trigo
2 xícaras de chá de queijo prato light ralado
1 pote de cream cheese light
1 copo de requeijão light
6 fatias de pão integral

MODO DE PREPARO:
Em uma panela, dissolva a farinha no leite e acrescente o queijo. Em fogo baixo, junte o cream cheese, o requeijão, o sal e a noz moscada até ficar homogêneo. Corte o pão em quadradinhos e coma com o fondue

Viu como é facil!!

BOM APETITE!!!!!!

14 de maio de 2010

EVITE O SEDENTARISMO

Hoje vou falar sobre o sedentarismo e dar dicas de como acabar com ele. Hoje em dia com o nosso estilo de vida corrido não temos muito tempo para praticar algum exercício, com isso passamos a ser sedentários.

A pessoa considerada sedentária é aquela que gasta poucas calorias em atividades do dia a dia, ou seja, não são consideradas somente as atividades esportivas e exercícios físicos.

O dia a dia da pessoa junto com seus gastos de caloria define se a pessoa é ativa ou sedentária. A vida sedentária faz com que os órgãos não sejam empregados corretamente, fazendo com que perca a flexibilidade articular bem como cause e atrofia das fibras musculares.

Além disso, o sedentarismo pode trazer muitas doenças, como; o diabetes, aumento de colesterol, ansiedade, obesidade, hipertensão ou mesmo a morte por diversas complicações. 


- Evite ficar muito tempo parado, sempre que puder dê uma caminhada;
• Levantar do sofá para mudar a TV de canal;
• Levantar para ir ao banheiro;
• Levantar para atender o telefone;
• Caso trabalhe sentado, levante-se para caminhar em intervalos regulares.
• Sempre que puder se mexa!!!!

- Alongue-se sempre que puder!! O alongamento ajuda aliviando a tensão, relaxa e ainda ajuda a se concentrar, então sempre que puder de uma alongada.
• Caso esteja em uma faculdade ou escola, se ficar muito tempo sentado sem mexer os músculos tente se alongar, sentado mesmo;
• Se estiver no trabalho, seja na rua ou escritório, alongar sentado ou em pé;
• Na rua, caminhando tente alongar-se antes da caminhada e após a caminhada;
• Em casa vendo TV sentado no sofá ou na cama aproveite esse tempo para se alongar.

- Serviços domésticos, além de evitar o sedentarismo, queimam calorias.
• Arrume a casa;
• Organize o guarda roupa;
• Passe roupa;
• Lave o banheiro;
• Lave a louça.

- Prefira a escada convencional ao elevador e a escada rolante.
• Em casa
• Na escola ou faculdade;
• No trabalho;
• No shopping.

- O carro é outro grande vilão do sedentarismo. Além de poluir o planeta.
• Ir aos lugares próximos a pé ou de bicicleta;
• Se for ao mercado próximo de casa utilize a sacola com rodinhas para trazer as comprar;

- Mas se for impossível ir a pé ou de bicicleta você também pode deixar o sedentarismo de lado.
• Deixe seu carro no final do estacionamento do Shopping;
• Deixe seu carro 1 ou 2 quadras de onde você precisa ir;
• Para sempre o mais longe possível.

- Se for de ônibus.
• Pegue o ônibus um ponto depois;
• Desça um ponto antes;
• Evite o ônibus mais próximo da sua casa, prefira um que seja um pouco mais longe para que você de uma caminhada.

Essas dicas ajudam sim a acabar com o sedentarismo, são facilmente acessíveis a qualquer um, permitindo assim que elimine o estilo de vida sedentário.

Mas isso é para auxiliar na sua saúde mudando seu estilo de vida, mas esse estilo de vida NÃO substituiu uma atividade física aeróbica regular.

12 de maio de 2010

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

A alimentação do idoso é muito parecida com a nossa. Mas como o organismo dele funciona de forma diferente e tem novas necessidades temos que ter alguns cuidados especiais.



Como:

1- Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições! Coma a cada 3h.

2 - Inclua diariamente cereais (arroz, milho e trigo pães e massas). Dê preferên¬cia aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3 - Coma diariamente legumes e verduras como parte das refeições e frutas nas sobremesas e lanches.

4 - A combinação de feijão, arroz, carne e salada é uma ótima combinação. Comer pelo menos 3 vezes na semana. Esse prato brasileiro é uma combina¬ção completa e boa para a saúde.

5 - Consuma diariamente leite e derivados e carnes, aves, peixes ou ovos. Dar preferência a preparações sem gordura. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação e/ ou ferventar a carne torna esses ali¬mentos mais saudáveis!

6 - Consumo com moderação, óleos vegetais, azeite, man¬teiga ou margarina.

7 - Evite; refrigerantes e sucos indus¬trializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, 2 vezes por sema¬na.

8 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Adicione
outros temperos naturais e sem sal para dar sabor a comida.

9 - Beba em média 2 litros (6 a 8 co¬pos) de água por dia, até sua urina ficar transparente e sem cheiro. Dê preferên¬cia ao consumo de água nos intervalos das refeições. Lembre-se de que a partir dos 60 anos aumenta a propensão da pessoa ficar desidratada.

Torne sua vida mais saudável. Pra¬tique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as be¬bidas alcoólicas e o fumo

Caso o idoso tenha problemas para deglutir o ideal é fazer um mingau grosso para que não seja aspirado. Esse mingau pode ser feito com os mesmos alimentos do almoço ou como lanche.

Se o idoso conseguir deixe uns pedaços do alimento para que ele não perca a musculatura da boca. Sempre preferir dar o alimento de forma convencional.

Cuide do peso para aliviar as articulações. Não coma entre as refeições. “Beliscar” aumenta o consumo diário de calorias. E evite comer doces.

A alimentação correta é um dos fatores que tem maior influencia na saúde e no bem estar. Múltiplos fatores contribuem para a má nutrição dos idosos.

Devemos sempre observar alguns itens como a dificuldade para engolir alimentos sólidos; perda ou diminuição da visão, do paladar e do olfato; problemas odontológicos como falta de dentes, próteses velhas e mal ajustadas, doenças da cavidade oral e das gengivas; problemas psico-geriátricos principalmente a depressão, a tristeza, o desânimo, a apatia e a solidão.

Comer sem companhia diminui o apetite e ajuda a causar um quadro de depressão no idoso. Isso auxilia ao idoso a perda de peso e ter problemas sérios de saúde. Por isso, se possível nunca deixe o idoso fazer as refeições diárias sozinho.

Outros itens que deve ser observado: o uso de muitas medicações ocasionando como efeito colateral a perda de apetite; anemia (deficiência de ferro e vitamina A); a falta de vontade de cozinhar, e condições econômicas reduzidas.

Muitos idosos são obesos, porque a atividade física é reduzida, quando a necessidade energética (em calorias) do organismo cai e o corpo ganha mais gordura ao envelhecer. Mas a atividade deve ser indicada pelo médico e sempre acompanhada por um profissional.

Sempre que você tiver dúvida sobre a alimentação do idoso procure um médico.

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA!!!!!!!!!!

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO E ACUPUNTURA


Av. República Argentina, 369 sala: 301 Ed. Argentina

Bairro Água Verde

(entre as ruas Av. Getúlio Vargas e Av. Iguaçú)

(Funcionamento do Consultório de 2ª e 6ª feira das 8h ás 12h e 13:30h ás 20h)

Fone: (41) 3342-4731
Curitiba - Pr – Brasil